Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3401
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O processo de seleção e aquisição da biblioteca da Procuradoria da República no Pará: um olhar sob o prisma do método Conspectus no acervo bibliográfico
metadata.dc.creator: SANTOS, Paulo Henrique Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Lucivaldo Vasconcelos
Issue Date: 5-Jul-2019
Citation: SANTOS, Paulo Henrique Silva. O Desenvolvimento de coleção, seleção, aquisição da biblioteca da Procuradora da República no estado do Pará: um olhar sob o prisma do método Conspectus de acervo bibliográfico. Orientador: Lucivaldo Vasconcelos Barros. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3401. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta um estudo sobre o desenvolvimento da coleção, com ênfase nos processos de seleção e aquisição de livros da Procuradoria da República no estado do Pará. Com o objetivo central desta pesquisa é de compreender a atividade de desenvolvimento de coleção, aplicando a metodologia Conspectus, recomendada pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA), na Procuradoria da República no estado do Pará. Como os seguintes objetivos específicos: a) descrever níveis da coleção da PR/PA por áreas, como estudo que pretenderá aplicar a metodologia Conspectus a coleção; b) identificar as tendências dos assuntos da PR/PA, conforme a missão institucional e escopo das câmaras institucionais e c) modelar os processos de desenvolvimento de coleção, com ênfase na seleção e aquisição. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória no estado de arte do desenvolvimento de coleção nos autores nacionais considerados referência sobre o assunto, além de se ter base na compreensão do método Conspectus tanto nacional como internacional e a sua possibilidade de se utilizar para avalia a coleção de bibliotecas jurídicas em conjunto com os critérios de seleção, padronização das atividades de aquisição da Procuradoria da República no estado do Pará, como fundamento para uma política de desenvolvimento de coleção. A pesquisa também é descritiva ao inventaria os assuntos principais e classifica por níveis da coleção. E por fim, ao utilizar aplicação dos conhecimentos de gestão por processo e qualidade na oferta de serviços e produtos se modela os processos de seleção e aquisição a fim que possam ser objetivos e melhorados constantemente junto com o Conspectus, para isso se utilizar o software Bizagi o qual cria fluxos de atividades e documenta processos.
Abstract: It presents a study about the development of the collection, with emphasis on the processes of selection and acquisition of books of the Procuradoria da República no Estado do Pará. With the main objective of this research is to understand the activity of collection development, applying the methodology Conspectus, recommended (IFLA) in the Attorney General's Office in the state of Pará. As the following specific objectives: a) to describe levels of the PR/PA collection by areas, as a study that intends to apply the Conspectus methodology to collection; b) identify the trends of the PR/PA subjects, according to the institutional mission and scope of the institutional chambers, and c) model collection development processes, with emphasis on selection and acquisition. The methodology used was the exploratory research in the state of the art of collection development in the national authors considered reference on the subject, in addition to being based on the understanding of the Conspectus method both nationally and internationally and its possibility of being used to evaluate the collection of legal libraries together with the selection criteria, standardization of the acquisition activities of the Procuradoria da República no Estado do Pará, as a basis for a collection development policy. The research is also descriptive to invent the main subjects and class by levels of the collection. Finally, using the application of management knowledge by process and quality in the offer of services and products models the processes of selection and acquisition so that they can be objective and constantly improved together with the Conspectus, so if using Bizagi software which creates activity streams and documents processes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Desenvolvimento de coleção
Conspectus
Seleção
Aquisição
Procuradoria da República no Estado do Pará
Nível da coleção
Qualidade da informação
Development of the collection
Selection
Acquisition
Collection level
Quality of information
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProcessoSelecaoAquisicao.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons