Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3400
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Retratos da leitura no Brasil: entre velhas e novas barreiras
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Elizabete Joely Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Rubens da Silva
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, Elizabete Joely Silva de. Retratos da leitura no Brasil: entre velhas e novas barreiras. Orientador: Rubens da Silva Ferreira. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3400. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como preocupação central o déficit na questão do incentivo à leitura, sua democratização e importância para o desenvolvimento da sociedade. Assim, foca no ambiente da biblioteca como espaço democrático e cultural. Busca mostrar a situação da leitura no país por meio da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Como metodologia utiliza a pesquisa bibliográfica e documental, esta última apoiada nos boletins do Instituto Pró-livro – IPL publicados em 2008, 2011 e 2016, a fim de analisar os dados em uma perspectiva quali-quantitava. O estudo tece um panorama da situação da leitura no Brasil, apontando para antigas e novas barreiras relacionadas à leitura, bem como o perfil dos leitores e suas dificuldades.
Abstract: The main concern of the study is the deficit in the issue of encouraging reading, its democratization and importance for the development of society. Thus, it focuses on the library environment as a democratic and cultural space. It seeks to show the reading situation in the country through the Retratos da Leitura research in Brazil. As a methodology, bibliographical and documentary research is used, the latter supported by the bulletins of Instituto Pró-livro - IPL published in 2008, 2011 and 2016, in order to analyze the data in a qualitative-quantitative perspective. The study provides an overview of the reading situation in Brazil, pointing to old and new barriers related to reading, as well as the profile of readers and their difficulties.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Estímulo à leitura
Biblioteca
Instituto Pró-livro
Encouragement to reading
Library
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RetratosLeituraBrasil.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons