Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3386
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A formação do profissional arquivista: a competência em informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará.
metadata.dc.creator: FERREIRA, Elenice Janaú
metadata.dc.contributor.advisor1: FURTADO, Renata Lira
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
Issue Date: 2018
Citation: FERREIRA, Elenice Janaú. A Formação do profissional arquivista: a competência em informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3386. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da presente pesquisa foi investigar a presença de preceitos da Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, configurada pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, cujo objetivo abarcou um aprofundamento nas temáticas: arquivologia, competência em informação, educação universitária e formação profissional. O âmago da pesquisa concentra-se no desenvolvimento de um Estudo de Caso, cujas evidências foram coletadas pela pesquisa documental e pela aplicação de Questionários aos Diretores da Faculdade de Arquivologia. A análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia diversos elementos que caracterizam as categorias da CoInfo. A investigação descobriu que o currículo do curso apresenta uma disciplina com a temática Competência em Informação, entretanto esta não é suficiente para que o discente se aproprie dos preceitos, considerando que a disciplina não foi planejada para o contexto da Arquivologia. Espera-se que esta pesquisa seja capaz de provocar uma reflexão sobre a necessidade de readequação e atualização da disciplina “Leitura e Competência Informacional” ou formulação de uma nova disciplina adequada ao fazer arquivístico.
Abstract: The aim of the present research was to investigate the presence of Information Competency precepts in the curriculum of the Federal University of Pará (UFPA) Archivology course. The research has a qualitative approach, configured by the development of a bibliographical research for the construction of the theoretical reference, whose objective included a deepening in the themes: archivology, information competence, university education and professional training. The focus of the research is the development of a Case Study, whose evidences were collected through documentary research and the application of Questionnaires to the Directors of the Faculty of Archivology. The analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC) shows several elements that characterize the CoInfo categories. The research found that the curriculum of the course presents a discipline with the subject Information Competence, however it is not enough for the student to take the precepts, considering that the discipline was not planned for the context of the Archivology. It is hoped that this research will be able to provoke a reflection on the need to readjust and update the discipline "Reading and Information Competence" or the formulation of a new discipline appropriate to the archival practice.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Keywords: Competência em informação
Arquivologia
Arquivista
Formação profissional
Information literacy
Archival science
Archivist
Professional qualification
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoProfissionalArquivista.pdf717,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons