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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A interdisciplinaridade na formação arquivística: uma análise a partir dos cursos de Arquivologia no Brasil
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Bárbara Carolina dos Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: CÂNDIDO, Gilberto Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, Bárbara Carolina dos Santos de. A Interdisciplinaridade na formação arquivística: uma análise a partir dos cursos de Arquivologia no Brasil. Orientador: Gilberto Gomes Cândido. Belém/PA. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3380. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A interdisciplinaridade na formação dos futuros profissionais em arquivística no Brasil é notória, por isso este trabalho se propõe a fazer o levantamento das grades curriculares de 05 (cinco) cursos de graduação de Arquivologia no Brasil, dais quais, as regiões Norte (Universidade Federal do Pára -UFPA), Sul (Universidade Federal do Rio Grande- FURG), e Centro-Oeste (Universidade de Brasília - UNB) com os cursos com as grades curriculares mais recentes, e a regiões, Sudeste (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) e Nordeste (Universidade Federal da Bahia - UFBA) com as grades curriculares mais antigas. E identificar as tendências interdisciplinares com a arquivística, nas grades curriculares. A pesquisa identifica-se como qualitativa e quantitativa, uma vez que, uma abordagem não exclui a outra, nesse caso específico, pois existem dados quantitativos, e uma discussão qualitativa e teórica, a cerca dos dados encontrados. Concluímos que a interdisciplinaridade é a interação dos saberes, ou seja, das disciplinas, conversando entre si de forma menos especializada, e essa relação foi encontrada através dos resultados obtidos na análise das matrizes curriculares dos cursos apresentados.
Abstract: In Brazil, the interdisciplinarity is notary in future archival professionals formation. This paper proposes to survey the curricula of 5 (five) archivology undergraduate courses at Brazil. Of Which at region North: Federal University of Pará – UFPA, South: Federal University of Rio Grande – UFRG and at Midwest: University of Brasilia - UNB with the most recent curricular courses and Southeast: Federal University of Rio de Janeiro - UNIRIO and Northeast: Federal University of Bahia - UFBA with the most old curriculuns. And to identify interdisciplinary tendencies in Archival curriculum. The research is identifying as qualitative and quantitative because a approach does not exclude the other. Only in this specify case, there's quantitative dates and a qualitative and theoretical discussion about dates found. We conclude that interdisciplinarity is the knowledge interaction or disciplines, talking between then in a Iess specialized way and this connection was found from the curricular matrices analysis of the presented courses.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Keywords: Arquivística
Interdisciplinaridade
Grades Curriculares
Archival
Interdisciplinarity
Curriculargrids
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA

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