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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ferramentas de melhoria contínua aplicadas em uma oficina de manutenção hidráulica situada em Parauapebas-PA
metadata.dc.creator: VIEIRA, Emanoel Laurentino
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Artur José Cunha da
Issue Date: 8-Feb-2021
Citation: VIEIRA, Emanoel Laurentino. Ferramentas de melhoria contínua aplicadas em uma oficina de manutenção hidráulica situada em Parauapebas-PA. Orientador: Artur José Cunha da Silva. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3362. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O aumento considerável de frotas de veículos e máquinas com sistema hidráulico fez com que a demanda de serviços para este fim aumentasse nos últimos anos. Desta forma, é de suma importância que as empresas do ramo atuem de forma eficiente e com qualidade, buscando solucionar os problemas dos clientes. Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a implantação de melhoria contínua em uma empresa de pequeno porte do ramo de serviços de manutenção hidráulica. Foram analisados pontos específicos dentro da organização e utilizouse as ferramentas básica de qualidade para propor as melhorias adequadas para cada ponto. Utilizou-se o diagrama de Ishikawa para analisar as principais causas de falha dentro da organização, assim como os principais resultados negativos que as falhas geram e a partir deste ponto é possível realizar o plano de ação através do método 5W2H, utilizando o ciclo PDCA. Elaborou-se um plano de ação para corrigir as falhas encontradas, o qual garantiu melhor organização, e melhorou a qualidade dos serviços prestados. Foi proposto um novo modelo de Layout, o qual tornou-se fundamental para a organização interna da empresa e melhoria do fluxo de materiais e pessoas dentro da oficina hidráulica, minimizando o leadtime dos serviços.
Abstract: The substantial increase in vehicles and machines fleet with hydraulic system has raised the demand for services with this purpose in recent years, so it is of paramount importance that companies in this field of industry to act efficiently and with quality services seeking to solve customer problems. This work presents a case study referring to the implementation of continuous improvement in a small or medium-sized company in the field of hydraulic maintenance services. Some specific points within the organization were analyzed and, in some cases, a few basic quality tools were used viewing improvements for each sector. The industrial layout is one of the evident characteristics in an organization and from it is able to observe how the company works, how the flow of products and maintenance occurs, including detecting existing failures in the entire process. The Ishikawa Diagram was used to analyze the main causes of failure inside the organization, also the main negative results that failures generate, and from this point it was possible to carry out the action plan through the 5W2H method, using the PDCA cycle. A new layout model was proposed, which has become fundamental for an internal organization of the company and improvement of the flow of materials and people within the Hydraulic Workshop, minimizing the lead-time of services.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Keywords: Máquinas hidráulicas
Manutenção e reparos
Gestão da qualidade total
Parauapebas (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na Internet via Sagitta
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Mecânica - FEM/CAMTUC

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