Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3351
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo de formação profissional (docente), Bragança-Pa
metadata.dc.creator: SILVA, Alina de Fátima do Carmo Miranda
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Francisco Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
Issue Date: 6-Sep-2019
Citation: SILVA, Alina de Fátima do Carmo Miranda. Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo de formação profissional (docente), Bragança-Pa. Orientador: Francisco Pereira de Oliveira. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3351. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo intitulado “Narrativa sobre memórias educacionais e as interfaces no processo deformação profissional (docente)” nasce da inquietude impressa por mim: quais as minhas memórias concernentes ao percurso estudantil, desde a educação até ao ensino superior? Logo, objetivou-se descrever as minhas memórias do percurso estudantil e suas interfaces no processo acadêmico, assimcomo analisar o processo de experiências e aprendizagens adquiridas no decorrer desse tempo para a constituição de minha identidade como ser humano. Inicialmente, posso ressaltar que não me subsidiei de metodologias científicas para traçar o presente estudo, logo, a narratologia impressa estabeleceu-se às minhas lembranças com maior expressividade, deixando algumas etapas sem evidências para que não houve o retorno de sofrimentos psicossocial. Nesse viés, salienta-se que as descrições fizeram um sobrevoo desde a minha infância até a minha vida adulta, estabelecendo as interfaces a partir do processo de escolarização pelo qual passara e passo. Ficou evidente que as narrativas expressas foram as de maiores impactos tanto no meu processo de vida pessoal quanto estudantil, e, conclusivamente, saliento que todos os percalços da vida pessoal em âmbitos sociais e econômicos foram de suma importância para aferir a minha luta estudantil até os dias atuais.
Abstract: The present study entitled “Narrative about educational memories and the interfaces in the process of vocational training (teacher)” is born from the anxiety expressed by me: what are my memories concerning the student path, from education to higher education? Thus, the objective was to describe my memories of the student path and its interfaces in the academic process, as well as to analyze the process of experiences and learning acquired during this time for the constitution of my identity as a human being. Initially, I can point out that I did not subscribe to scientific methodologies to outline the present study, so the printed narratology was established to my memories with greater expressiveness, leaving some steps without evidence so that there was no return of psychosocial suffering. In this bias, it is noteworthy that the descriptions overflowed from my childhood to my adulthood, establishing the interfaces from the schooling process through which I had passed and pass. It was evident that the narratives expressed had the greatest impact on both my personal and student life processes, and, I conclude, I stress that all the mishaps of personal life in social and economic spheres were of paramount importance in gauging my student struggle to the fullest. current days.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Memória
Vida pessoal
Vida acadêmica
Interfaces
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NarrativasMemorias Educacionais.pdf685,45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons