Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3338
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia
Other Titles: Disinformation and Information Literacy: discussions and possibilities in Archival Science
metadata.dc.creator: MOURA, Ana Roberta Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: FURTADO, Renata Lira
Issue Date: 2018
Citation: MOURA, Ana Roberta Pinheiro. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3338. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mapear as possíveis interseções entre o fenômeno Desinformação e a temática Competência em Informação no campo de estudo da Arquivologia contemporânea nacional. O estudo foi desenvolvido por meio da Revisão Bibliográfica Sistemática na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação – BRAPCI. Os resultados identificaram uma baixa produção acadêmico-cientifica relacionando a Competência em Informação com a Arquivologia e no que tange ao fenômeno Desinformação, não foram identificadas nenhuma ocorrência nas produções arquivísticas, contudo evidencia-se a relação existente entre a Competência em Informação e a Desinformação no âmbito da Ciência da Informação. O resultado deste trabalho pode contribuir de forma significativa tanto para a Arquivologia e Ciência da Informação como para a sociedade em geral, considerando que o fenômeno Desinformação ainda é pouco compreendido e vem de maneira genérica assolando a sociedade. Os resultados obtidos foram relevantes para confirmar que os preceitos da Competência em Informação configuram-se como uma possibilidade tanto de combate, como de redução da Desinformação na sociedade.
Abstract: The present research had the objective of mapping the possible intersections between the Disinformation phenomenon and the Information Literacy theme in the field of study of contemporary national Archival Science. The study was developed through the Systematic Bibliographic Review in the Reference Database of Periodical Articles in Information Science. The results identified a low academic-scientific production, relating Information Literacy to Archival Science and in what refers to the Disinformation phenomenon, no occurrence was identified in the archival productions, however, it is evident the relation between Information Literacy and Disinformation in Information Science. The result of this work can contribute significantly to both the Archival Science and Information Science as well as to society in general, considering that the Disinformation phenomenon is still poorly understood and comes in a general way devastating society. The results obtained were relevant to confirm that the precepts of the Information Literacy are configured as a possibility of both combat and reduction of Disinformation in society.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Keywords: Arquivologia
Desinformação
Competência em Informação
Revisão Bibliográfica Sistemática
Archival Science
Disinformation
Information Literacy
Systematic Bibliographic Review
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesinformacaoCompetenciaInformacao.pdf651,34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons