Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3336
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA
metadata.dc.creator: SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Afonso Wellington de Sousa
Issue Date: 26-Dec-2019
Citation: SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos. Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará – PA. Orientador: Afonso Welliton de Sousa Nascimento. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3336. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa apresenta como objeto de estudo as práticas pedagógicas desenvolvidas muna escola do campo, visando verificar em meio aos seus diversos anseios se as mesmas contemplam a realidade dos seus alunos, que vivem nos espaços rurais. O lócus dessa pesquisa é a escola M.E.F. Prof.ª Izabel Barral, inserida numa comunidade de tradição agrícola, a Comunidade Guarumã localizada no município de Acará. O artigo busca trazer a tona uma reflexão a cerca da relação entre a escola, os sujeitos do campo e as práticas pedagógicas efetivadas na escola. Se essa relação leva em consideração as especificidades da vida no campo. A pesquisa faz uma análise qualitativa realizada na escola que tem uma demanda de alunos 100% do campo, tendo como referencial teórico uma articulação entre as bases legais que estruturam as políticas voltadas para a educação do campo e os educadores e educadoras que defendem um conceito mais alargado de educação do campo.
Abstract: The research under development presents as its main objective to analyze the pedagogical practices developed in a rural school, aiming to verify in the midst of their various aspirations if these practices reflect the historical and cultural reality of their students, who live in rural areas, in particular, seek systematize the knowledge for the final consolidation of this research. The same is true at M.E.F. Prof. Izabel Barral, inserted in a community of agricultural tradition, Community Guarumã located in the municipality of Acará. Behind it takes a reflection on the relationship between the school, the subject of the field and the practices. Whether this relationship takes into account the specificities of country life. The research makes a qualitative analysis carried out in the school that has a demand of students 100% of the field, having as theoretical reference an articulation between the legal bases that structure the policies directed to the field education and the educators who defend a more concept extended field education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação do campo
Práticas pedagógicas
Escola
Field education
Pedagogical practices
School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasPedagogicasEscola.pdf368,1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons