Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3330
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: FERREIRA, Naylane da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: MELO, Rosileide de Jesus de Sousa
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: FERREIRA, Naylane da Costa. O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba/PA. Orientadora: Rosileide de Jesus de Sousa Melo. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3330. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A referida pesquisa visa conhecer quais os procedimentos didáticos pedagógicos são utilizados no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, especificamente, os alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba/PA. Para tanto, utilizou-se do procedimento técnico denominado pesquisa participante. Na qual uma pesquisa parte do contato entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados foi através da entrevista e observação. A pesquisa está organizada em capítulos, onde o primeiro trata do percurso histórico educacional dos surdos; o segundo capítulo vem trazer inovações para o ensino do Português para alunos tais alunos; e por fim, relato no último capítulo os métodos utilizados atualmente no ensino do Português.
Abstract: This research aims to know which pedagogical didactic procedures are used in the teaching of the Portuguese Language to deaf students, specifically, High School students at the State School of Elementary and Middle Christ Worker, located in Abaetetuba / PA. For this, we used the technical procedure called participant research. In which a research starts from the contact between researchers and members of the investigated situations. Data collection was through interview and observation. The research is organized into chapters, where the first deals with the educational history of the deaf; The second chapter brings innovations for the teaching of Portuguese to students such students; and finally, I report in the last chapter the methods currently used in teaching Portuguese.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Procedimentos didáticos
Português
Aluno surdo
Didactic procedures
Portuguese
Deaf student
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoAprendizagemLingua.pdf729,54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons