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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Textos multimodais: ilustração ou interpretação?
metadata.dc.creator: DIAS, Valdete Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: AMARAL, Glória Regina Gomes
Issue Date: 26-Dec-2019
Citation: DIAS, Valdete Pereira. Textos multimodais: ilustração ou interpretação?. Orientadora: Glória Regina Amaral. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3321. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Assim como os textos verbais, os textos visuais também possuem estruturas específicas em sua construção. Essas especificidades requerem letramento para a construção e leitura dessa modalidade de texto. A presente pesquisa de cunho descritivo-analítico, objetiva realizar uma análise qualitativa sobre a abordagem de textos multimodais em três livros didáticos de língua portuguesa. Os mesmos são elaborados por diferentes editoras, e utilizados por alunos do 3° ano do ensino médio de escolas públicas do município de Abaetetuba- Pa. Nosso foco é observar se os livros colaboram para o letramento visual do aluno, trabalhando as especificidades requeridas por este gênero. Para tanto, este trabalho se encora em pressupostos teóricos metodológicos da multimodalidade preconizados por Kress e Van Leeuwen (1996, 2006). A relevância de se estudar a abordagem de textos multimodais nos livros didáticos, se dá pela funcionalidade que o livro didático possui, servindo de subsídio para o ensino de língua portuguesa, e ainda pela presença constante dessa modalidade de texto na sociedade, assim como em provas seletivas. Os resultados da pesquisa apontam que a contribuição dos livros analisados para a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento multimodal do aluno ainda se dá de forma ineficiente, justamente pela pouca explanação da parte visual dessa modalidade de texto. Evidencia ainda, que os aspectos não verbais do texto necessitam ser mais explorados.
Abstract: Like verbal texts, visual texts also have specific structures in their construction. These specificities require literacy for the construction and reading of this text modality. This descriptive-analytical research aims to perform a qualitative analysis of reading and textual interpretation activities, composed by multimodal genres in three textbooks of Portuguese language. They are elaborated by different publishers, and used by students of the 3rd year of high school of public schools in the city of Abaetetuba-Pa. Our focus is to observe if the books collaborate for the visual literacy of the student, working the specificities required by this one. genre. Therefore, this work is encouraged by methodological theoretical assumptions of multimodality advocated by Kress and Van Leeuwen (1996, 2006). The relevance of studying the approach of multimodal texts in textbooks is given by the functionality that the textbook has, serving as subsidy for the teaching of Portuguese language, and also by the constant presence of this type of text in society, as well as in tests. selective. The research results indicate that the contribution of the three books analyzed for the learning and the development of the student's multimodal literacy is precarious, precisely due to the little explanation of this type of text.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Textos multimodais
Multimodalidade
Livros didáticos
Multimodal texts
Multimodality
Didatic books
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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