Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3320
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A referenciação como estratégia argumentativa em tirinhas da Mafalda
metadata.dc.creator: CORREA, Rute Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3889-687X
Issue Date: 20-Dec-2019
Citation: CORREA, Rute Ribeiro. A referenciação como estratégia argumentativa em tirinhas da Mafalda. Orientadora: Patrícia Sousa Almeida de Macedo. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3320. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como a referenciação funciona enquanto estratégia de argumentação em tirinhas da Mafalda, do escritor argentino Quino. Para alcançar esse fim, apoiamo-nos na Abordagem da Argumentação no Discurso, proposta por Ruth Amossy (2018), na tese de Macedo (2018) e nos estudos sobre referenciação de Cavalcante (2012) e de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), além de outros. O diálogo estabelecido entre a teoria retórico-discursiva de Amossy e a Linguística Textual mostrou-se profícuo, pois, na análise, pudemos verificar que a construção de referentes nas duas tirinhas selecionadas orienta a maneira de ver do alocutário, funcionando como estratégia persuasiva nesses textos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Keywords: Linguística textual
Argumentação no discurso
Referenciação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReferenciacaoEstrategiaArgumentativa.pdf581,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons