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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Memória, cultura e linguagem da comunidade quilombola do ramal do Piratuba, Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: COSTA, Rita Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, José Eduardo Pastana
Issue Date: 14-Dec-2019
Citation: COSTA, Rita Oliveira. Memória, cultura e linguagem da comunidade quilombola do ramal do Piratuba, Abaetetuba – PA. Orientador: José Eduardo Pastana Silva. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3317. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A linguagem falada atualmente no Brasil é fruto do gigantesco processo de transformações que o país sofreu ao longo dos anos. Possui um vocabulário rico com diversas palavras de ascendências indígenas, africanas e europeias. Não se tem uma data precisa da formação de comunidades quilombolas, teoricamente esses mocambos foram formados por escravos que fugiram de seus senhores. Os primeiros sinais indicativos sobre a presença de afrodescendentes em Abaetetuba foram observados pelos Párocos do município, que examinaram cuidadosamente as comunidades que possuíam características crioulas. Assim como na era dos padrões de beleza somos pressionados a seguir tais protótipos, na linguagem também viramos reféns, pois há uma forte exigência de pronunciarmos uma linguagem formal. Sabe-se que a linguagem é uma pré-condição estabelecida pela comunidade para a construção da cultura. Então, por que a linguagem materna da comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, não é repassada ao longo das gerações, se sabemos que a linguagem é uma manifestação cultural? A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola do Ramal do Piratuba, localizada no Município de Abaetetuba, Estado do Pará. O objetivo deste estudo é resgatar a cultura linguística em memória, para permitir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento. Tendo assim como resultados o resgate da memória, explorado através da cultura e da linguagem, permitindo assim que as futuras gerações relacionam-se com a historicidade do seu povo.
Abstract: The language currently spoken in Brazil is the result of the gigantic process of transformationthat the country has undergone over the years. It has a rich vocabulary with several words of indigenous, African and European descent. There is no precise date for the formation of quilombola communities, theoretically these mocambos were formed by slaves who fled their masters. The first indicative signs of the presence of African descent in Abaetetuba were observed by the parish priests of the municipality, who carefully examined the communities that had Creole characteristics. Just as in the age of beauty standards we are pressured to follow such prototypes, so in language we become hostages, as there is a strong demand for pronouncing a formal language. It is known that language is a precondition established by the community for the construction of culture. So, why is the mother tongue of the quilombola community of Ramal do Piratuba not passed on through the generations if we know that language is a cultural manifestation? The research was conducted in the quilombola community of Ramal do Piratuba, located in the municipality of Abaetetuba, State of Pará. The aim of this study is to rescue the linguistic culture in memory, to allow future generations to have access to this knowledge. The result is the rescue of memory, explored through culture and language, thus allowing future generations to relate to the historicity of their people.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Keywords: Cultura
Linguagem
Memória
Quilombo
Culture
Language
Memory
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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