Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3312
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A experimentação em sala de aula promovendo a associação entre teoria e prática
metadata.dc.creator: SOUSA, Félix Júnior Pantoja de
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, José Francisco da Silva
Issue Date: 23-Dec-2019
Citation: SOUSA, Félix Júnior Pantoja de. A experimentação em sala de aula promovendo a associação entre teoria e prática. Orientador: José Francisco da Silva Costa. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3312. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo inserir a experimentação em sala de aula para promover a associação entre teoria e prática de conceitos de Hidrostática. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estatual Pedro Teixeira – Anexo I/ Abaetetuba – PA, com os alunos do 1º ano do ensino médio e o professor de Física da turma. Junto a esse grupo amostral, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista com o educador, pré-teste, duas aulas teóricas, oficina, pós-teste e questionário investigativo. Na oficina foram realizadas experiências com materiais acessíveis e de baixo custo junto aos alunos para auxiliar no entendimento dos conceitos estudados nas aulas teóricas. Como a instituição de ensino não possuía laboratório de ciências, as demonstrações foram feitas na própria sala de aula e contou com a participação de todos os discentes. Além do aspecto motivacional verificado, notou-se que o uso das experiências ajudou na compreensão significativa dos conceitos lecionados, uma vez que houve um melhor rendimento dos alunos no pós-teste e os próprios alunos relataram no questionário investigativo que a oficina teve papel importante na compreensão do conteúdo trabalhado. Para além disso, esta pesquisa mostrou que as condições estruturais e materiais da escola afetam o trabalho docente, principalmente no que se refere à realização de atividades experimentais.
Abstract: This study aimed to insert classroom experimentation to promote the association between theory and practice of hydrostatic concepts. To this end, a field research was conducted at Pedro Teixeira State School - Annex I / Abaetetuba - PA, with the students of the first year of high school and the class Physics teacher. Along with this sample group, the following methodological procedures were performed: interview with the educator, pre-test, two theoretical classes, workshop, post-test and investigative questionnaire. In the workshop, experiments were carried out with accessible and low cost materials with the students to help in understanding the concepts studied in the lectures. As the educational institution did not have a science laboratory, the demonstrations were made in the classroom itself and were attended by all students. In addition to the motivational aspect verified, it was noted that the use of experiences helped in the significant understanding of the concepts taught, since there was a better performance of students in the post-test and the students themselves reported in the investigative questionnaire that the workshop had an important role in understanding of the content worked. Moreover, this research showed that the structural and material conditions of the school affect the teaching work, especially regarding the performance of experimental activities.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Keywords: Experimentação
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Experimentation
Physics teaching
Meaningful learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ExperimentacaoSalaAula.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons