Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/33
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Letramento informacional: uma abordagem nas práticas desenvolvidas na biblioteca do NIT SENAI Getúlio Vargas
metadata.dc.creator: LOPES, Jéssica da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa
Issue Date: 2016
Citation: LOPES, Jéssica da Silva. Letramento informacional: uma abordagem nas práticas desenvolvidas na biblioteca do NIT SENAI Getúlio Vargas. Orientador: Maria Raimunda de Sousa Sampaio. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/33. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Aborda a questão das práticas de letramento informacional que são desenvolvidas na biblioteca do NIT (Núcleo de informação tecnológica) SENAI (Serviço Nacional de aprendizagem industrial) Getúlio Vargas com os alunos do curso de mecânica geral. Observa a interação entre os usuários e o bibliotecário. Busca por meio de questionários identificar os usuários que apresentam dificuldades nas pesquisas e que tem necessidade do letramento informacional. Baseia-se em literaturas específicas no assunto para o entendimento do letramento informacional. A coleta de dados foi desenvolvida com os alunos da escola Getúlio Vargas por serem usuários da biblioteca, busca atender os objetivos específicos no que se refere a satisfação e uso da informação. Os resultados mostram que ainda nos dias de hoje diante da crescente inserção das tecnologias no desenvolvimento do aprendizado e a facilidade de acesso às redes, ainda há usuários com dificuldades tanto nas pesquisas on-line quanto no acervo físico e que necessitam do letramento informacional para executar uma pesquisa. Visto que a ação do bibliotecário para o desenvolvimento do letramento informacional é uma prática necessária de acordo com o que foi exposto no texto e a opinião dos alunos do NIT. Sendo assim, justifica a implantação de práticas voltadas para este âmbito em bibliotecas já que contribuem no avanço da sociedade como um todo.
Abstract: It addresses the issue of information literacy practices that are developed in the library of the NIT (Technological Information Center) Senai (Senai) Vargas. Notes the interaction between users and librarians. Search through a questionnaire to identify users who have difficulties in research and needs the information literacy. It is based on specific literature on the subject for the understanding of information literacy. Data collection was developed with students at the Getulio Vargas School to be library users, seeks to meet the specific objectives regarding satisfaction and use of information. The results show that even today given the increasing integration of technology in the development of learning and ease of access to networks, there are still users with difficulties both online surveys and in physical assets and in need of information literacy to perform a research. Since the action of the librarian for the development of information literacy is a necessary practice in accordance with what was stated in the text and the opinion of NIT students. Thus, it justifies the implementation practices focused on this framework in libraries as they contribute in the advancement of society as a whole.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Letramento informacional
Bibliotecas e usuários
Bibliotecários
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LetramentoInformacionalAbordagem.pdf917,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons