Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3277
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As vestes brancas: uma representação simbólica de elementos socioculturais: Zé Pelintra, o boto e o malandro da gafieira
metadata.dc.creator: SALES, Flavio Gilberto Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: AMORIM, Ana Karine Jansen de
Issue Date: 12-Dec-2018
Citation: SALES, Flavio Gilberto Barbosa. As vestes brancas: uma representação simbólica de elementos socioculturais: Zé Pelintra, o boto e o malandro da gafieira. Orientadora: Ana Karine Jansen de Amorim. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3277. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõem um memorial de um trabalho cênico denominado “As Vestes Brancas”, criada no ano de 2004 para o evento Cena Aberta, projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, quando representei três elementos da diversidade cultural brasileira, vivenciados na prática da atuação cênica, enquanto personagens, em fases distintas da minha história de vida enquanto ator e dançarino (O Boto – como elemento que representa o universo mítico/lendário do homem amazônico, a entidade da Umbanda Seu Zé Pelintra - que representa a religiosidade afro-ameríndia e o Malandro dançarino das Gafeiras – tipo brasileiro que representa o aspecto social). Propondo uma análise do contexto da criação cênica e as relações das minhas memórias afetivas e com todos os elementos que me influenciaram enquanto um ser vivente de uma cultura e como um interprete criador. Analisados sobre bases conceituais (Memória, Semiótica Antropologia, Performance e Comportamento Restaurado), e sobre diferentes níveis de compressões.
Abstract: This work proposes a memorial of a scenic work called "The White Vests" created in 2004 for the Open Scene event, an extension project of the School of Theater and Dance of the Federal University of Pará (UFPA), in Belém, where I represented three elements of Brazilian cultural diversity, experienced in the practice of scenic performance, while personalities, in different phases of my life as an actor and dancer (O Boto - as an element that represents the mythical / legendary universe of the Amazonian man, the entity of Umbanda Seu Zé Pelintra - which represents Afro-Amerindian religiosity and the Gahora Dance-rhinoceros - Brazilian type that represents the social aspect). Proposing an analysis of the context of scenic creation and the relationships of my affective memories and with all the elements that influenced me as a living creature of a culture and as a creative interpreter. Analyzed on conceptual bases (Memory, Semiotics, Anthropology, Performance and Restored Behavior), and on different compression levels.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Representação teatral
Teatro - Processo criativo
Atores - Processo criativo
Memória autobiográfica
Performance
Theatrical performance
Theater - Creative process
Actors - Creative process
Autobiographical memory
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VestesBrancaRepresentacao.pdf2,36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons