Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3272
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA
metadata.dc.creator: CRUZ, Clene Lisboa da
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Simei Santos
Issue Date: 10-Jan-2019
Citation: Cruz, Clene Lisboa da. Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA. Orientadora: Simei Santos Andrade. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3272. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo que hora apresentamos teve por objetivo investigar as percepções de adolescentes e jovens sobre as práticas em dança e sua contribuição para o campo educacional em IgarapéAçu/PA. Foi desenvolvido com 18 (dezoito) adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 e 19 anos de idade, moradores de bairros periféricos do município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. O referencial teórico-metodológico desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação, tendo como instrumentos de pesquisa a observação, os pocket’s, o questionário e o feedback. As conclusões do estudo mostram que a dança partilhada com a comunidade possibilitou a construção e ressignificação de saberes e de produções artísticas que emergiram no Projeto EDUCADANÇA: interconexões no contexto escolar, desenvolvido no ano de 2017 no município e posteriormente incorporadas no fazer artístico dos adolescentes e jovens participantes. A investigação também mostrou que quando se respeita e se valoriza o ser humano, sobretudo, adolescentes e jovens, poderá haver mudanças comportamentais, sociais, educacionais e políticas que possibilitam o enfrentamento das questões cotidianas das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Abstract: The study aims to present research on adolescents and young people about dance practices and their contribution to the educational field in Igarapé-Açu / PA. It was developed with 18 adolescents and young people, in the age group of 13 and 19 years old, inhabitants of peripheral of the municipality of Igarapé-Açu, northeast of Para. The recent theoreticalmethodological framework is based on a qualitative approach based on action research, as a research instrument, an evaluation, a questionnaire and a feedback. The teaching evidence shows that a shared dance with a community made possible the construction and renaming of artistic knowledge and productions that emerged within the scope of the EDUCADANÇA project: interconnections in the school context, developed in the year 2017 in the municipality and later incorporated into the artistic work of adolescents young participants. The research was also carried out when it refers to the valorization, to the human being, to the young and the young, to the behavioral, social, educational and political retrovigations that make possible the confrontation of the daily questions of the people in situations of social vulnerability.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Práticas em dança
Indutores de criação
Dança - Processo criativo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IndutoresCriacaoPercepcoes.pdf2,26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons