Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia
metadata.dc.creator: LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: MAUÉS, Marton Sergio Moreira
Issue Date: 26-Jun-2017
Citation: LACERDA, Sérgio Aloyzio da Silva. Minha voz, minha vida: minhas experiências vocais dentro e fora da academia. Orientador: Marton Sergio Moreira Maués. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3271. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho de conclusão de curso, é uma pesquisa que visa, através das minhas memórias, analisar os procedimentos de criação de alguns personagens que fiz desde que comecei a prática teatral, de 1992 até o espetáculo Embriaga-me Shakespeare, de 2004, quando entrei para a academia (ETDUFPA). Está dividida em duas partes: na primeira, analiso meus procedimentos de criação em alguns grupos teatrais amadores, como se deram esses processos de criação das minhas personagens, levando em consideração principalmente a etapa que trabalha a criação de uma partitura vocal, não tendo um profissional especifico da área de voz dando suporte para esse momento; na segunda parte da minha pesquisa, analiso o procedimento que fiz na academia, com um preparador vocal, Walter Bandeira, disponível para esse fim. Faço uma comparação entre os procedimentos adotados fora e dentro do meu curso de formação, destaco a importância de se trabalhar com técnicas vocais que ajudem a dar uma qualidade maior na hora de reapresentar uma sensação conduzida pela voz tendo como apoio a respiração, procedimento fundamental para dar vida a personagem. Desta forma essa pesquisa não visa criar uma nova técnica vocal, porém, nela observo indícios para uma possível organicidade do processo respiratório em prol dessa partitura vocal necessária para a cena.
Abstract: This final paper is a research, that aims at analyzing, through my memories, the creation procedures of some characters that I have played since I started the theatrical practice, 1992, until the 2004 presentation, when I was accepted into the academy (ETDUFPA). It is divided in two parts; first, I analyze my creation procedures in some amateur theater groups, how the creation processes of my characters happened, taking into consideration mainly the step that works the creation of a vocal score not having an specific professional from the vocal area as a support for that moment; in the other part of my research, I analyze the procedures that I have developed in the academy, with a vocal coach, Walter Bandeira, available for that purpose. I make a comparison between the procedures adopted outside and within my graduation course; I highlight the importance of working with vocal techniques that help giving a higher quality when representing a sensation conducted by voice having breathing as a support, primordial procedure to give live to the character. This way, this reaseach does not intend to create a new vocal technique, however, I see in it, i observe for a possible organicity of the respiratory process in favor of this vocal score required for the scene.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Voz - Representação teatral
Atores - Interpretação oral
Voz - Técnica
Teatro – treinamento técnico
Corpo-voz
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VozVidaExperiencias.pdf2,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons