Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3268
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Hanna Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
Issue Date: 2018
Citation: MONTEIRO, Hanna Alves. Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3268. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como proposta o estudo da dança clássica e da psicomotricidade voltadas para a faixa etária de 3 anos de idade. O objetivo consiste em apresentar práticas pedagógicas para as aulas de dança, que favoreçam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras para crianças de 3 anos, por meio de atividades lúdicas para a facilitação do aprendizado da dança. Para tanto, destaco a importância do conhecimento das características, das necessidades e dos interesses das crianças nesta idade, visando um maior envolvimento das mesmas com as aulas. A pesquisa se caracteriza por uma pesquisa ação referente às experiências como professoras nas escolas no Sistema de Ensino Futuro, na Escola de Dança Sonho de Menina e atualmente com o trabalho de ballet baby na Escola Creche Novo Mundo. Foi utilizada a obra ‘’ludicidade e formação de educadores” de Andrade (2013) a fim de embasar a importância do lúdico para a educação das crianças. Utilizei argumentos de Damásio (2000) para a fundamentação teórica da importância do movimento e da dança como meio de educação, entre outros autores dialogando com os estudos da psicomotricidade de Alves (2016). Por fim, apresento as atividades aplicadas como propositoras para o ensino da dança para crianças na faixa etária de 3 anos.
Abstract: This study aims to study dance and psychomotricity aimed at the age group of 3 years of age. The objective is to present pedagogical practices for dance classes that favor the development of psychomotor skills for children of 3 years, through playful activities to facilitate the learning of dance. In order to do so, I emphasize the importance of knowing the characteristics, needs and interests of children at this age, aiming at a greater involvement of the same with the classes. Research is characterized by an action research The research is characterized by an action research concerning the experiences as teachers in the schools in the Future Teaching System, in the School of Dance Girl's Dream and currently with the work of ballet baby in the Nursery School New World . It was used the work '' playfulness and education of educators "of Andrade (2013) in order to base the importance of the playful for the education of children. I used Damásio (2000) arguments for the theoretical foundation of the importance of movement and dance as a means of education, among other authors dialoguing with Alves (2016) psychomotricity studies. Finally, I present the activities applied as proposals for the teaching of dance for children in the age group of 3 years.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança para crianças
Educação lúdica
Psicomotricidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PrimeirosPassosDanca.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons