Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3246
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Aplicação de ferramentas de gestão na melhoria dos serviços prestados em uma associação de feirantes de Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: CAVALCANTE, Diego Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: CLAUDINO, Livio Sergio Dias
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1261-1533
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LIMA, Adalberto da Cruz
Issue Date: 9-Dec-2019
Citation: CAVALCANTE, Diego Marques. Aplicação de ferramentas de gestão na melhoria dos serviços prestados em uma associação de feirantes de Abaetetuba – PA. Orientador: Livio Sergio Dias Claudino; Coorientador: Adalberto da Cruz Lima. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia Industrial, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3246. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo propor melhorias nos processos e consequentemente nos serviços prestados em um empreendimento econômico solidário, no caso do presente trabalho, uma feira de agricultores familiares por meio de ferramentas de gestão no município de Abaetetuba/PA através de um estudo de caso, onde se identificou os principais pontos a serem melhorados existentes na prestação de serviços da feira. O estudo de caso iniciou-se com observações, aplicações de uma ferramenta de diagnóstico rápida e participativa, a coleta de dados foi com os próprios membros da associação com o objetivo de extrair deles seus desafios na gestão do empreendimento e no prestar dos serviços. Os temas abordados envolveram o processo produtivo e organizacional, a qualidade e suas ferramentas, o serviço e a feira. Com as análises realizadas, notou-se que as principais falhas que geraram alguma insatisfação nos clientes. Após a identificação das principais falhas, aplicaram-se as ferramentas da qualidade como forma de análise e proposta de melhorias, os quais foram: o 5S, o 5W1H e a árvore dos gap’s. Essas ferramentas foram importantes para apoiar uma análise e gerar propostas relevantes para o estudo de caso.
Abstract: This study aimed to propose process improvements and consequently the services provided in a solidary economic company, in the case of the present work, a family farmers fair through management tools in the city of Abaetetuba / PA through a case study, which identified the main points to be improved in providing services at the fair. The case study began with observations, applications of a rapid and participatory diagnostic tool, data collection with the association's own members in order to extract their challenges in company management and service delivery. The topics covered involved the productive and organizational process, the quality and its tools, the service and the fair. With the analyzes performed, we observed the main failures that generated some dissatisfaction in customers. After identifying the main flaws, the quality tools were applied as a form of analysis and improvement proposal, which were: the 5s, the 5W2H and the gap tree. These tools were important to support an analysis and generate relevant case study proposals.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE
Keywords: Gestão
Qualidade
Serviço
Feira
Management
Quality
Service
Free Market
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Engenharia Industrial - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AplicacaoFerramentasGestao.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons