Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3238
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a violência no ambiente escolar: um estudo de caso na EMEF Rosália Pinheiro no distrito de Americano/ Santa Izabel-PA
metadata.dc.creator: LIMA, Jéssica Sales de
metadata.dc.contributor.advisor1: PEREIRA, Diana Claudia Portal
Issue Date: 17-Aug-2015
Citation: LIMA, Jéssica Sales de. Relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a violência no ambiente escolar: um estudo de caso na EMEF Rosália Pinheiro no distrito de Americano/ Santa Izabel-PA. Orientadora: Diana Portal. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3238. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho busca-se apresentar uma discussão acerca da violência no ambiente escolar a partir de uma abordagem teórica com base em autores sociólogos, tais como Abramovay e Rua, Sposito, Priotto e Boneti, Charlot, Blin, etc., que já discutem este tema, o qual revela-se um assunto bastante recorrente na sociedade atual. Deste modo, tendo em vista que o problema da pesquisa está centrado na questão de como a violência pode interferir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento da prática docente dos profissionais da educação, este trabalho objetivou a realização de análises sobre a interferência da violência na relação professor-aluno com base nas concepções dos sujeitos da pesquisa, buscando compreender o fenômeno da violência a partir dos referenciais teóricos abordados; apontar as diferentes manifestações deste fenômeno diante do contexto escolar; e identificar os tipos de violência mais frequentes nas escolas. Este trabalho contempla uma pesquisa qualitativa, apresentando um estudo de caso a partir das análises dos questionários direcionados aos dois grupos que participaram como sujeitos da pesquisa, sendo estes, professores e equipe gestora. O qual possibilitaram, por meio de suas falas, o reconhecimento do fator violência como real interferência no processo educacional, já que possui uma reação negativa nas relações interpessoais de alunos e professores.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Violência escolar
Ensino-aprendizagem
Professor-aluno
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacaoProcessoEnsino.pdf828,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons