Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3235
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A inserção do jogo de xadrez como metodologia de ensino e remição de pena na colonia penal agricola de Santa Isabel do Pará
metadata.dc.creator: FIGUEIREDO, Suellen Cordeiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de
Issue Date: 10-Jul-2019
Citation: FIGUEIREDO, Suellen Cordeiro da Silva. A inserção do jogo de xadrez como metodologia de ensino e remição de pena na colonia penal agricola de Santa Isabel do Pará. Orientador: Orlando Nobre Bezerra de Souza. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3235. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo, que tem como tema: O Xadrez como Ferramenta de Transformação Metodológica no Sistema Carcerário, surgiu a partir da necessidade de se investigar os benefícios que esse jogo pode oferecer às pessoas privadas de liberdade, partindo da premissa que o xadrez desenvolve aspectos cognitivos, naqueles que desenvolvem a prática do jogo. Dessa forma, para atender os objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a perspectiva de compreender essa prática através do Projeto Prática Desportiva do Jogo de Xadrez como meio de Remição de Pena, assim conclui-se que o xadrez desenvolve várias habilidades no campo educacional, intelectual, comportamental e social, aumentando a possibilidade de o sujeito repensar suas ações e tomar decisões que venham culminar em um bom retorno a reintegração a sociedade.
Abstract: The present article, which has as its theme: Chess as a Tool of Methodological Transformation in the Prison System, arose from the need to investigate the benefits that this game can offer to people deprived of freedom, starting from the premise that chess develops cognitive aspects. , in those who develop the practice of the game. Thus, to meet the proposed objectives, we opted for a bibliographic, documentary and field research, with the perspective of understanding this practice through the Chess Game Sports Practice Project as a means of Penalty Removal, thus concluding that Chess develops various skills in the educational, intellectual, behavioral and social fields, increasing the possibility of the subject rethinking his actions and making decisions that will culminate in a good return to reintegration into society
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Xadrez
transformação
Chess
transformation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InsercaoJogoXadrez.pdf628,43 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons