Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
metadata.dc.creator: SOUZA, Nair Marielly das Chagas
metadata.dc.contributor.advisor1: PENA, Selma Costa
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9795-0958
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: SOUZA, Nair Marielly das Chagas. Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem. Orientadora: Selma Costa Pena. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse aprimoramento seja consolidado. A experiência foi realizada na escola Sesc Ananindeua, local em que atuamos como estagiária. O trabalho foi fundamentado em autores que evidenciam em suas pesquisas o papel do professor como essencial para aprendizagem, como Kramer (2006) que afirma que o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos no que diz respeito a educação, bem como atividades essenciais para o avanço no nível de linguagem dos alunos. Na metodologia optou-se pela a análise qualitativa para compreender as atitudes, motivações e comportamentos da turma a qual foi feito o relato, apoiando-se em teóricos que abordam as questões relevantes sobre o processo de linguagem dos alunos. A experiência em sala de aula seguiu as etapas descritas para o projeto e foi realizada em quatro meses. As atividades tiveram por objetivo identificar o nível de escrita de cada aluno e auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Podemos dizer que as etapas do projeto junto com atividades complementares se tornaram eficazes, pois fez com que alguns alunos evoluíssem no nível de compreensão da linguagem oral e escrita. No entanto, é um processo árduo e demorado, visto que os níveis de aprendizagem eram bem diferentes e tiveram três alunos que, mesmo com todas as atividades, não avançaram significativamente, o que aponta que é necessário investir em mais e novas estratégias para o processo de alfabetização.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Práticas de leitura e escrita
Gênero Fábulas
Reading and writing practices
Genre fables
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelatoExperienciaProjeto.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons