Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3226
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: As práticas educativas na educação infantil e nos anos iniciais: Um diálogo sobre a questão de gênero e suas diferenciações
metadata.dc.creator: BOTELHO, Thiago de Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor1: RAMOS, Maély Ferreira Holanda
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
Issue Date: 8-Jul-2019
Citation: BOTELHO, Thiago de Figueiredo. As práticas educativas na educação infantil e nos anos iniciais: Um diálogo sobre a questão de gênero e suas diferenciações. Orientadora: Maély Ferreira Holanda. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3226. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo trata a temática da questão de gênero e suas diferenciações nas práticas educativas no âmbito da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e busca refletir sobre a ação pedagógica no espaço da sala de aula. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, a partir da Revisão da Literatura por meio da análise de conteúdo com os critérios de categorização e frequenciação do corpus da pesquisa (BARDIN, 1977); foram encontrados 1.621 artigos sobre o tema nos diretórios da CAPES e SciELO, entretanto foram selecionados e analisados 13 artigos no recorte temporal de 2008 - 2018, dialogando com os autores: Bento (2008; 2011),Costa (2001), Jesus (2012), Louro (1997; 2001); Ribeiro (2012), Santos (2009), Scott (1995), dentre outros; além dos documentos de da legislação vigente sobre a temática nesta etapa do ensino. Os resultados apontam ainda que na última década, várias foram as pesquisas referentes à questão de “gênero e educação” na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Fundamental sobre o tema com o desenvolvimento infantil, como também sobre a prática escolar e suas implicações; entretanto percebe-se uma lacuna no contexto da práxis em sala de aula e de políticas públicas de valorização, formação inicial e continuada dos/as profissionais de Educação Básica nas questões de gênero e orientação sexual nesta etapa inicial do processo de ensino-aprendizagem das crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Gênero
Educação
Educação Infantil
Genre
education
child education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasEducativasEducacao.pdf526,72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons