Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CARDOSO, Maura Lúcia Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094224817605412pt_BR
dc.creatorCORREA, Keliane de Avelar-
dc.date.accessioned2020-11-05T17:06:22Z-
dc.date.available2020-11-05T17:06:22Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.citationCORREA, Keliane de Avelar. A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225-
dc.description.abstractThis study was carried out at the E. M. de Jauacá Elementary and Elementary School in the rural area of Cachoeira do Arari. The general objective was to investigate the pedagogical practice of a teacher in the development of reading and writing in the classroom and the specific objective to present the speech of children around the pedagogical practices in the classroom. The research was conducted with one teacher and five students, in a class of the first year of elementary school. The questionnaire was used, where the teacher's statements about his pedagogical practice in literacy are presented, revealing his conceptions about them, and the children's speeches about not perceiving themselves as reading children based on this practice. The following theoretical / methodological foundations stand out: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). At the methodological level it is a qualitative research, ethnographic type, having as a research instrument the questionnaire. The research revealed some dilemmas in pedagogical practice, with traditional and critical-liberating understandings about the literacy process, as well as broadening the knowledge about pedagogical practices in the teaching-learning process in relation to the appropriation of reading and writing.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2020-11-03T17:08:33Z No. of bitstreams: 2 TCC_PraticaPedagogicaProcesso.pdf: 323505 bytes, checksum: d255193fca5d22b87759742d04ccb1e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2020-11-05T17:06:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_PraticaPedagogicaProcesso.pdf: 323505 bytes, checksum: d255193fca5d22b87759742d04ccb1e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-05T17:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_PraticaPedagogicaProcesso.pdf: 323505 bytes, checksum: d255193fca5d22b87759742d04ccb1e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-03en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticaPedagogicaProcesso.pdf315,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons