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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: CORREA, Keliane de Avelar
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Maura Lúcia Martins
Issue Date: 3-Sep-2019
Citation: CORREA, Keliane de Avelar. A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3225. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.
Abstract: This study was carried out at the E. M. de Jauacá Elementary and Elementary School in the rural area of Cachoeira do Arari. The general objective was to investigate the pedagogical practice of a teacher in the development of reading and writing in the classroom and the specific objective to present the speech of children around the pedagogical practices in the classroom. The research was conducted with one teacher and five students, in a class of the first year of elementary school. The questionnaire was used, where the teacher's statements about his pedagogical practice in literacy are presented, revealing his conceptions about them, and the children's speeches about not perceiving themselves as reading children based on this practice. The following theoretical / methodological foundations stand out: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). At the methodological level it is a qualitative research, ethnographic type, having as a research instrument the questionnaire. The research revealed some dilemmas in pedagogical practice, with traditional and critical-liberating understandings about the literacy process, as well as broadening the knowledge about pedagogical practices in the teaching-learning process in relation to the appropriation of reading and writing.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Prática Pedagógica
Alfabetização
Leitura e Escrita
Ensino Fundamental
Pedagogical Practice
Literacy
Reading and writing
Elementary School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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