Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3224
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil
metadata.dc.creator: SILVA, Joyce Morais da
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Sônia Maria Maia
Issue Date: 11-Jul-2019
Citation: SILVA, Joyce Morais da. O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil. Orientadora: Sônia Maria Maia Oliveira. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3224. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda a temática do lúdico na prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil, trazendo à reflexão sobre a ação pedagógica no espaço da sala de aula, a partir do diálogo realizado por meio da aplicação de um projeto de intervenção em uma Unidade de Educação Infantil, em Belém do Pará, na disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa partiu da abordagem qualitativa, em que se usou a observação da realidade e do registro em diário de campo. Onde tais registros se complementam com a pesquisa bibliográfica, a cerca de autores e de documentos oficiais da legislação brasileira que tratam da Educação Infantil. Os resultados apontam que a ressignificação de saberes, bem como a importância em compreender o papel do lúdico enquanto prática educativa, onde a criança é vista como um sujeito ativo e interativo no que diz respeito ao processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, contribui também no que tange as relações interpessoais com professores e profissionais da escola, pais/responsáveis e principalmente com as crianças, além de respeitar as individualidades de cada sujeito nesta etapa inicial do processo de ensinoaprendizagem das crianças, a Educação Infantil.
Abstract: This article addresses the theme of the ludic in pedagogical practice in the context of Child Education, bringing to the reflection on the pedagogical action in the space of the classroom, starting from the dialogue realized through the application of an intervention project in a Unit of Child Education, in Belém do Pará, in the discipline Supervised Internship in Child Education, of the Pedagogy course of the Federal University of Pará. The methodology used for the elaboration of this research started from the qualitative approach, in which the observation of reality and the record in Field Diary, where such records complement with bibliographical research, authors and in addition to the official documents of the Brazilian legislation dealing with the Child Education. The results indicate that the redefinition of knowledge, and the importance in understanding the ludic role as an educational practice where the child is seen as an active and interactive subject with regard to the process of cognitive, social and emotional development, also contributes in relation to interpersonal relationships with teachers and professionals of the school, parents/guardians and especially with the children; in addition to respecting the individualities of each subject in this initial stage of the teaching-learning process of children, the Child Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Lúdico
Prática Pedagógica
Projeto de Intervenção
Estágio Supervisionado
Educação infantil
Ludic
Pedagogical Practice
Intervention Project
Supervised internship
Child education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LudicoPraticaPedagogica.pdf474,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons