Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3223
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Tragetória da educação básica à educação superior no curso de pedagogia e a experiência no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC)
metadata.dc.creator: SILVA, Leni Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor1: REIS, Maria Izabel Alves dos
Issue Date: 11-Aug-2019
Citation: SILVA, Leni Gomes da. Tragetória da educação básica à educação superior no curso de pedagogia e a experiência no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC). Orientadora: Maria Izabel Alves dos Reis. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3223. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Memorial é um Trabalho de Conclusão de Curso, e o relato da minha trajetória de formação da Educação Básica ao Ensino Superior e profissional, narrando a experiência no Programa a Alfabetização na Idade Certa/PNAIC. O objetivo foi analisar minha trajetória acadêmica e profissional. A metodologia utilizada, foi o memorial acadêmico que busca na memória o regate de um tempo de formação e de trabalho, subsidiado por uma bibliografia.Concluo que a vivência como estudante e professora, possibilitou-me ampliar os olhares sobre a formação inicial e continuada tanto minha, quanto dos professores que coordenei no PNAIC, me levando a compreender que minha trajetória acadêmica e profissional se complementaram na teoria e prática, que a experiência como coordenadora e formadora foi marcante na formação continuada dos professores, onde os desafios de uma educação com qualidade se fazem presente sempre.
Abstract: This Memorial is a Course Conclusion Paper, and the account of my formation trajectory from Basic Education to Higher and Professional Education, narrating the experience in the Right Age Literacy Program / PNAIC. The objective was to analyze my academic and professional career. The methodology used was the academic memorial that seeks in memory the regatta of a time of formation and work, subsidized by a bibliography. I conclude that the experience as a student and teacher, allowed me to broaden the perspectives on the initial and continued formation. mine, as well as the teachers I coordinated at PNAIC, leading me to understand that my academic and professional career complemented each other in theory and practice, that the experience as coordinator and trainer was remarkable in the continuing education of teachers, where the challenges of a quality education are always present.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Docência
Formação docente
Formação continuada
Teaching
Teacher training
Continuing education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TragetoriaEducacaoBasica.pdf411,96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons