Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3222
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Implementação da merenda escolar regionalizada: uma experiência na “E.M.E.F. boca pequena – Anuerá”, área ribeirinha no rio anuerá, no município de cachoeira do Arari ilha de Marajó
metadata.dc.creator: CARDOSO, José Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Maura Lúcia Martins
Issue Date: 10-Jul-2019
Citation: CARDOSO, José Macedo. Implementação da merenda escolar regionalizada: uma esperiência na “E.M.E.F. boca pequena – Anuerá”, área ribeirinha no rio Anuerá, no município de Cachoeira do Arari ilha de Marajó. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3222. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia trata do processo de implementação da merenda escolar regionalizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boca Pequena – Anuerá, localizada na área ribeirinha no rio Anuerá, município de Cachoeira do Arari, Ilha de Marajó, com objetivo geral de analisar a importância de comportamento alimentar, subsidiando a escola com produtos regionalizados produzidos pela própria comunidade. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, por apresentar um fenômeno social que atende uma clientela estudantil ribeirinha. Os aportes teóricos foram desenvolvidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Face aos estudos realizados in loco foi possível perceber que a merenda escolar desenvolvida na região não atende as especificidades ribeirinha, por utilizar o mesmo sistema de outras regiões, entretanto, com a implementação da merenda escolar regionalizada é possível atender de forma qualitativa os anseios da comunidade escolar local.
Abstract: This monograph deals with the process of implementation of the regionalized school lunch at the Municipal School of Elementary School Boca Pequena - Anuerá, located in the riverside area of the Anuerá river, municipality of Cachoeira do Arari, Marajó Island, with the general objective of analyzing the importance of eating behavior, subsidizing the school with regionalized products produced by the community it self. The methodology used is of a qualitative nature, as it presents a social phenomenon that serves a river in student clientele. The theoreticalcontributionsweredevelopedfromthebibliographicalanddocumentaryresearch. Considering the studies carried out in loco it was possible to realize that the school meals developed in the region do not meet the specificities of the riverside, by using the same system of other regions, however, with the implementation of the regionalized school meals it is possible to meet the community's qualitative desires local school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Merenda escolar
Gestão do programa
Cachoeira do Arari
School merenda
Program Management
Waterfall of Arari
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImplementacaoMerendaEscolar.pdf508,01 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons