Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3221
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista
metadata.dc.creator: SANTOS, Andrenson
metadata.dc.contributor.advisor1: DAMASCENO, Alberto
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1620-6735
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0062-3051
Issue Date: 8-Apr-2019
Citation: SANTOS, Andrenson. A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista. Orientador: Alberto Damasceno. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3221. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os educandos desvalidos e os abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público; e a utilização do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não estar adequado à realidade do contexto agrário e escravocrata do Brasil Imperial.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação
Documentos provinciais
Grão-Pará
Education
Provincial documents
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InstrucaoPublicaGraoPara.pdf194,89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons