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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A política de cotas para o ingresso na pós-graduação em educação no Brasil
metadata.dc.creator: NEGRÃO, Marília Joice Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida
Issue Date: 11-Jul-2019
Citation: NEGRÃO, Marília Joice Gomes. A política de cotas para o ingresso na pós-graduação em educação no Brasil. Orientador: Paulo Sérgio de Almeida Corrêa. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3218. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Visou-se com este estudo entender o processo de regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do sistema de pós-graduação no Brasil, bem como os critérios fixados para admissão de negros, indígenas e pessoas com deficiências nos cursos de mestrado e doutorado. Quais os parâmetros normativos que regulamentam a instituição da política de ação afirmativa na pós-graduação brasileira? Como se caracterizam os programas de pósgraduação que aderiram à política de ações afirmativas? Quais os critérios adotados pelas universidades públicas brasileiras, a partir de seus cursos de Pós-Graduação em Educação, a fim de realizar a inclusão de alunos de mestrado e doutorado, mediante política de ações afirmativas? Fez-se estudo bibliográfico e documental, com apoio em informações estatísticas, tendo a internet como dispositivo essencial na captura e armazenamento de fontes. O período de análise se estendeu de 1968 a 2019. Por mais que as ações afirmativas tenham sido introduzidas nos programas de pós-graduação, elas não estão imunes às barreiras para torná-las efetivas. Logo, há necessidade de ampliação do quadro de vagas disponibilizadas para o ingresso em programas de Pós-Graduação nas Universidades Federais, por intermédio da política de cotas. Nota-se que ainda está em processo de produção a regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do Sistema Nacional de PósGraduação no Brasil. Porém, a falta de norma federal não impediu que as instituições federais de ensino superior, revestidas da autonomia, passassem a institui-la mediante Resolução específica para o caso.
Abstract: The aim of this study was to understand the regulatory process of affirmative actions policy within scope of the postgraduate system in Brazil, as well as the criteria established for the admission of blacks, indigenous people and people with disabilities in master's and doctoral courses. What are the normative parameters that regulate the institution of affirmative action policy in the Brazilian post-graduation? How the graduate programs that have adhered to the affirmative action policy characterized? What are the criteria adopted by Brazilian public universities, based on their postgraduate courses in education, in order to achieve the inclusion of masters and doctoral students, through an affirmative action policy? A bibliographic and documentary study was carried out, with support in statistical information, having the Internet as an essential device in the capture and storage of sources. The period of analysis extended from 1968 to 2019. Although affirmative action has been introduced in postgraduate programs, it is not immune to the barriers to make it effective. Therefore, there is a need to expand the number of vacancies made available for admission to post-graduate programs at Federal Universities, through a quota policy. It shall be noticed that the regulation of the affirmative action policy in the scope of the National Postgraduate System in Brazil is still in the process of being produced. However, the lack of a federal standard did not prevent the federal institutions of higher education, covered with autonomy, to institute it through a specific Resolution to the case.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: História da educação
Pós-graduação
Política de ações afirmativas
History of education
Post-graduation
Affirmative action policy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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