Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3215
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A importância da ludicidade na educação infantil: o desenvolvimento infantil por meio do lúdico
metadata.dc.creator: SOUZA, Eliane Azevedo de
metadata.dc.contributor.advisor1: RAMOS, Maély Ferreira Holanda
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
Issue Date: 8-Jul-2019
Citation: SOUZA, Eliane Azevedo de. A importância da ludicidade na educação infantil: o desenvolvimento infantil por meio do lúdico. Orientadora: Maély Ferreira Holanda Ramos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3215. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil, pois esta desponta como ferramenta facilitadora da aprendizagem, tendo como objetivo discutir de que forma as ferramentas lúdicas contribuem no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza empírica de abordagem qualitativa, sendo exploratória e descritiva. Analisando o resultado das entrevistas percebe-se que as participantes compreendem a importância do lúdico no processo de ensinoaprendizagem na Educação Infantil, mas ainda encontram dificuldade na utilização dessas ferramentas, principalmente pela pouca disponibilidade de materiais lúdicos. Pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, pois a mesma possibilita o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional.
Abstract: This article approaches the theme of playfulness in children's development, since it emerges as a facilitating tool for learning, aiming to understand how these tools contribute to the teaching-learning process in Early Childhood Education, since the child has undergone several situations of violence and aggression until it is seen as a being of rights. The methodology used was the empirical research of qualitative approach, being exploratory and descriptive. Analyzing the interview results, we can see that the participants understand the importance of playfulness in the teachinglearning process in Early Childhood Education, but still find difficulty in using these tools, mainly due to the low availability of play materials. It can be concluded that the child develops integrally through playfulness, since it enables social, cognitive, motor and emotional development.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Ludicidade
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Ludicity
Early childhood education
Teaching-learning
Child development
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaLudicidadeEducacao.pdf536,28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons