Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3213
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Tecnologia assistiva nas publicações do congresso brasileiro de educação especial (2016- 2018) e dos TCC’S UFPA (2011-2016)
metadata.dc.creator: CRUZ, Heytor Victor Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: RODRIGUES, Sônia Eli Cabral
Issue Date: 10-Jul-2019
Citation: CRUZ, Heytor Victor Nascimento. Tecnologia assistiva nas publicações do congresso brasileiro de educação especial (2016- 2018) e dos TCC’S UFPA (2011-2016). Orientadora: Sônia Eli Cabral Rodrigues. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3213. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou a questão da tecnologia assistiva voltada à educação inclusiva com base nos TCC’s da UFPA entre os anos de 2011 a 2016, e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial dos anos de 2016 e 2018. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e através da pesquisa bibliográfica possibilitou fazer um levantamento das publicações existentes sobre o tema de estudo. O objetivo desse estudo foi descrever as tendências temáticas predominantes quanto ao uso da tecnologia assistiva aplicado à educação de estudantes público alvo da educação especial. Com isso, foi feito a elaboração de tabelas para a apresentação e discussão dos levantamentos feitos. Com base nesse estudo, verificou-se que a maior quantidade de tendências estão voltadas ao estudo de deficiências especificas, pois, em muitos trabalhos o objetivo é utilizar os recursos de tecnologia assistiva como meio de inclusão, entretanto, temáticas como estrutura física e formação de professores ainda são barreiras que dificultam a inclusão devido aos seus baixos investimentos. Através desse estudo, foi constatado que a tecnologia assistiva ainda é uma terminologia pouco conhecida, porém, muito importante para a educação especial, e também para a sociedade em geral.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Tecnologia assistiva
Inclusão
Formação de professores
Assistive technology
Inclusion
Teacher training
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TecnologiaAssistivaPublicacoes.pdf806,64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons