Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3212
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental
metadata.dc.creator: SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Emina Márcia Nery dos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1532-270X
Issue Date: 28-May-2019
Citation: SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento. A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental. Orientadora: Emina Márcia Nery dos Santos. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3212. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo principal compreender como a função democratizante da escola é demonstrada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. Tendo o próprio documento como principal fonte, além de autores como Guareschi, Touraine, Cury e Freire como subsídio teórico para a compreensão das funções que podem ser designadas para a escola, na intenção de realizar um comparativo entre a função social da escola enquanto um espaço democratizante e a função de aparelho ideológico do Estado. Além disso, também serão analisados os seguintes referenciais normativos da política educacional brasileira, pós constituição de 88: Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE), caracterizando a pesquisa como de natureza documental e bibliográfica, objetivando investigar quais as possíveis funções desempenhadas pela escola, como a democracia aparece na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental e se a BNCC estabelece para como função da escola a promoçã5o de um espaço democratizante.
Abstract: This article has as main objective to understand how the democratizing function of the school is demonstrated in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of elementary school. Having the document as the main source, as well as authors such as Guareschi, Touraine, Cury and Freire as theoretical support for the understanding of the functions that can be assigned to the school, with the intention of comparing the social function of the school as a space democratizing and the function of the State's ideological apparatus. In addition, the following normative references of the Brazilian educational politic, after Constitution of 88, will be analyzed: Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE), characterizing the research as documentary and in bibliographic to investigate the possible functions performed by the school, how democracy appears in the National Basic Curricular Base of elementary education and if the BNCC establishes as a function of the school the promotion of a democratizing space.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: BNCC
Função social da escola
Espaço democratizante
Social function of the school
Democratizing space
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EscolaEnquantoEspaco.pdf348,83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons