Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: ROCHA, Keise Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Maura Lúcia Martins
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5462-0668
Issue Date: 3-Sep-2019
Citation: ROCHA, Keise Barbosa. A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo aborda a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Surgiu da inquietação de pesquisar a literatura infantil na prática docente. Tem por objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental e como específicos contextualizar historicamente a literatura infantil no processo ensino aprendizagem; Reconhecer a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar os fatores que contribuem para a apropriação da leitura nas crianças dos anos iniciais, por meio da literatura infantil. Como referencial teórico Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), entre outros. Este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo (GIL,1999; DEMO, 2007). Os resultados deste estudo consideram de grande importância a presença da literatura infantil, no primeiro ano do ensino fundamental, já que constitui caminho de várias linguagens possibilitando o desenvolvimento linguístico das crianças.
Abstract: The article addresses the importance of children's literature in the first year of elementary school. It arose from the restlessness of researching children's literature in teaching practice. Its general objective is to analyze the importance of children's literature in the first year of elementary school and how specific historically contextualize children's literature in the teaching-learning process; Recognize the importance of children's literature in the early years of elementary school; Identify the factors that contribute to the appropriation of reading in the children of the early years, through children's literature. As theoretical reference Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), among others. This study is a bibliographical research of quantitative nature (GIL, 1999; DEMO, 2007). The results of this study consider the presence of children's literature of great importance in the first year of elementary school, as it is a pathway of several languages enabling the linguistic development of children.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Literatura Infantil
Criança
Ensino Fundamental
Children's literature
Children
Elementary school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaLiteraturaInfantil.pdf299,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons