Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CARDOSO, Maura Lúcia Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094224817605412pt_BR
dc.creatorROCHA, Keise Barbosa-
dc.date.accessioned2020-11-03T19:21:49Z-
dc.date.available2020-11-03T19:21:49Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.citationROCHA, Keise Barbosa. A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211-
dc.description.abstractThe article addresses the importance of children's literature in the first year of elementary school. It arose from the restlessness of researching children's literature in teaching practice. Its general objective is to analyze the importance of children's literature in the first year of elementary school and how specific historically contextualize children's literature in the teaching-learning process; Recognize the importance of children's literature in the early years of elementary school; Identify the factors that contribute to the appropriation of reading in the children of the early years, through children's literature. As theoretical reference Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), among others. This study is a bibliographical research of quantitative nature (GIL, 1999; DEMO, 2007). The results of this study consider the presence of children's literature of great importance in the first year of elementary school, as it is a pathway of several languages enabling the linguistic development of children.pt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Surgiu da inquietação de pesquisar a literatura infantil na prática docente. Tem por objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental e como específicos contextualizar historicamente a literatura infantil no processo ensino aprendizagem; Reconhecer a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar os fatores que contribuem para a apropriação da leitura nas crianças dos anos iniciais, por meio da literatura infantil. Como referencial teórico Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), entre outros. Este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo (GIL,1999; DEMO, 2007). Os resultados deste estudo consideram de grande importância a presença da literatura infantil, no primeiro ano do ensino fundamental, já que constitui caminho de várias linguagens possibilitando o desenvolvimento linguístico das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2020-10-27T16:35:56Z No. of bitstreams: 2 TCC_ImportanciaLiteraturaInfantil.pdf: 306219 bytes, checksum: fd1d7116f59f0b47c8394436aae4db45 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2020-11-03T19:21:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_ImportanciaLiteraturaInfantil.pdf: 306219 bytes, checksum: fd1d7116f59f0b47c8394436aae4db45 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-03T19:21:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_ImportanciaLiteraturaInfantil.pdf: 306219 bytes, checksum: fd1d7116f59f0b47c8394436aae4db45 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-03en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5462-0668pt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaLiteraturaInfantil.pdf299,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons