Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
metadata.dc.creator: REIS, Gabrielle Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: FREIRE, Brennda
Issue Date: 10-Jan-2019
Citation: REIS, Gabrielle Santos. O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções. Orientadora: Brennda Freire. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo atravessa uma construção histórica, social e cultural da infância para alcançar a melhor visão pedagógica da criança nos dias de hoje, como um sujeito de direitos, autônomo, com desejos e opiniões próprias. Sob as noções de construção da personalidade e da aprendizagem à luz de Freud e Wallon, respectivamente, discute-se a escola como agente formador integral e ambiente acolhedor. O Brasil vive tempos sombrios de retrocesso, ameaça à liberdade de expressão e censura de uma escola sem educação sexual, mesmo diante de crescentes números de vítimas de abuso infantil com o maior índice de casos no seio da família, buscam-se métodos de garantir que a criança seja protegida e ensinada na escola. Os Contos de Fadas, cada vez mais frequentes para diagnóstico e terapia na clínica psicanalítica contemporânea, podem ser usados como estímulos a projeções de sentimentos e conflitos internos, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza aplicada, na qual participaram 20 crianças em uma atividade de reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho para analisar a aplicação da técnica de projeção em crianças na sala de aula. Como resultado, percebeu-se que o uso do conto realmente surtiu o efeito esperado com as crianças, expressando principalmente aspectos de sexualidade e
Abstract: The text through a historical, social and cultural construction from childhood to achieve the best pedagogical vision of the child in the present day as subject of rights, autonomous, with desires and own opinions. With notions of construction of personality and learning in the light of Freud and Wallon, respectively, discussing the school as an integral training agent and welcoming environment. The Brazil lives murky times of retrocession, opposition to freedom of expression and censorship of a school without sex education, even though in the face of growing numbers of child abuse victims with the higher index of cases in 1 the family, searching methods to ensure that the child is protect and taught in the school. The fairy tales, increasingly frequent for diagnosis and therapy in the contemporary psychoanalytic clinic, can be used as stimulus to projections of feelings and internal conflicts, assisting in the cognitive and psychological development of the child. Realized a qualitative field research of an applied nature in which 20 children participated in a story Red Cape Tale rewrite activity to analyze the application of projection technique in children in the classroom. As a result, it was realized that the use of the story really had the expected effect with children, expressing mainly aspects of sexuality and affectivity, so it is a resource that can be used throughout the entire school year
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Criança
Educação sexual
Contos de fadas
Projeções
Child
Sex education
Fairy tales
Projections
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UsoContosFadas.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons