Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3207
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação ambiental e a prática na escola
metadata.dc.creator: BRAZ, Nicholas dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: MAIA, Sônia Maria
Issue Date: 10-Jul-2019
Citation: BRAZ, Nicholas dos Santos. Educação ambiental e a prática na escola. Orientadora: Sônia Maria Maia. 2020 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3207. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental na escola é uma obrigatoriedade, pois permite que o individuo compreenda a natureza complexa do meio ambiente e se desenvolva como sujeito crítico de sua realidade. Essa educação deve ser trabalhada tanto em escolas públicas como particulares, de diferentes formas, pois os problemas ambientais têm causado grandes danos à natureza e são causados, muitas vezes, pela ação inconsequente do homem, o que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente. Este trabalho buscou abordar a prática docente em relação à educação ambiental, tentando diagnosticar os problemas enfrentados pelos professores e escola sobre essa temática, pois a fase de atuação desses profissionais é a mais importante para a formação desse aluno, já que é a etapa onde sua base educacional esta sendo formada. O objetivo geral deste trabalho foi analisar e discutir a Educação Ambiental na Prática docente na Escola Sistema de Ensino Conhecimento (SENC). E teve como objetivos específicos: identificar o que é Educação Ambiental, analisar a prática docente em relação à educação ambiental e analisar a formação docente em relação à EA. Para o alcance dos objetivos descritos, os instrumentos utilizados foram pesquisas bibliográficas de artigos acadêmicos, livros e entrevistas com o corpo docente da escola SENC. O presente trabalho permitiu concluir a importância de se trabalhar a educação ambiental e a interdisciplinaridade dos conteúdos para a formação na escola.
Abstract: Environmental Education in the school is an obligation, since it allows the individual to understand the complex nature of the environment and to develop as a critical subject of their reality. This education must be worked in public and private schools in different ways, because environmental problems have caused great damage to nature and are often caused by the inconsequent action of man, which has contributed to the degradation of the environment. This work sought to address the teaching practice in relation to environmental education, trying to diagnose the problems faced by teachers and school on this subject, since the stage of these professionals is the most important for the formation of this student, since it is the stage where their educational base is being formed. The general objective of this work was to analyze and discuss Environmental Education in Teaching Practice at the School System of Knowledge Teaching (SENC). Its specific objectives were: to identify what Environmental Education is, to analyze the teaching practice in relation to environmental education and to analyze teacher education in relation to EE. To reach the objectives described, the instruments used were bibliographic research of academic articles, books and interviews with the faculty of the SENC school. The present study allowed us to conclude the importance of working on environmental education and the interdisciplinarity of contents for training in school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Educação ambiental
Prática docente
Formação docente
Environmental education
Teaching practice
Teacher training
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoAmbientalPratica.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons