Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: As necessidades formativas de professores de educação infantil
metadata.dc.creator: COUTINHO, Magali de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: DELGADO, Adelice Sueli Braga
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1227-0043
Issue Date: 10-Jul-2019
Citation: COUTINHO, Magali de Araújo. As necessidades formativas de professores de educação infantil. Orientadora: Adelice Sueli Braga Delgado. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação mais articulada entre a teoria e a prática e refletir sobre a necessidade formativa no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tipo de pesquisa adotado foi a bibliográfica e os pressupostos teóricos adotados foram pautados nos seguintes autores: Azevedo (2007); (Vieira e Gomide); Freitas (2006); Gatti (2007); Cordão e Azevedo (2013); Raymundo (2013); Nóvoa (1991); Formosinho; Machado; Mesquita (2014); Formosinho; Formosinho (2018); Campos (2011); Silva (2011). Os resultados da pesquisa revelam que nos cursos de Pedagogia há a necessidade de uma formação mais articulada entre teoria e prática, além disso, as disciplinas do curso apresentam mais atividades teóricas que práticas. No curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, apesar de possuir um vasto currículo, apresenta pouca carga horária dedicada para atividades práticas assim como a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática. Sendo que essa articulação na formação inicial é relevante por possibilitar a reflexão sobre a prática docente.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Formação docente
Educação infantil
Necessidades formativas
Teacher training
child education
Training needs
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NecessidadesFormativasProfessores.pdf330,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons