Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3205
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Estágios acadêmicos: O saber lúdico como ferramenta importante no contexto escolar
metadata.dc.creator: PESSOA, Shirlene Paes
metadata.dc.contributor.advisor1: BARBOSA, Marta Maria
Issue Date: 11-Jul-2019
Citation: PESSOA, Shirlene Paes. Estágios acadêmicos: O saber lúdico como ferramenta importante no contexto escolar. Orientadora: Marta Maria Barbosa. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3205. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem o objetivo de elencar o saber lúdico como ferramenta para execução de práticas pedagógicas no contexto escolar, de modo a contribuir para o desenvolvimento do educando. Através das experiências dos estágios supervisionados realizadas durante o período de graduação no curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará e partir de uma breve leitura sobre o histórico da infância e educação, enfatizo o processo de ensino aprendizagem de uma criança a partir do meio em que está inserida, considerando suas habilidades motoras, cognitivas, físicas e emocionais. Fomento a importância da relação família – escola – aluno, como estrutura base para o desenvolvimento de uma criança, exemplificando e argumentando alguns fatos vivenciados na rotina dos estágios realizados durante a vida acadêmica na UFPA
Abstract: This work has the objective of listing playful knowledge as a tool for the execution of pedagogical practices in the school context, in order to contribute to the development of the learner. Through the experiences of the supervised internships during the undergraduate course in the pedagogy course at the Federal University of Pará and starting from a brief reading about the history of childhood and education, I emphasize the teaching process of learning a child from the environment in which is inserted, considering their motor, cognitive, physical and emotional abilities. I foster the importance of the family - school - student relationship as the basic structure for the development of a child, exemplifying and arguing some of the facts that were experienced in the routine of the internships during UFPA 's academic life.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Estágio
Infância
Aprendizagem
Internship
Childhood
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstagiosAcademicosSaber.pdf753,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons