Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3202
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desafios à formação educacional de surdos no Brasil e a proposta de educação bilíngue
metadata.dc.creator: ROMEIRO, Adrielle da Silva Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS, Daniel Amorim
Issue Date: 14-Jan-2019
Citation: ROMEIRO, Adrielle da Silva Santos. Desafios à formação educacional de surdos no Brasil e a proposta de educação bilíngue. Orientador: Daniel Amorim Dias. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3202. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: De acordo com estimativas do IBGE, dos mais de 207 milhões de habitantes brasileiros, 5,1% possuem deficiência auditiva, 1 milhão são jovens até 19 anos. Mas destes 1 milhão de jovens e crianças surdas, quantos têm tido a oportunidade não somente de ir aescola mas também de ter uma formação educacional que respeite suas especificidades? Este estudo procura Identificar quais os fatores educacionais têm tornado desafiador a formação educacional de pessoas surdas no Brasil em escolas regulares que adotam a proposta de educação inclusiva; para que seja possível evidenciar esses desafios, faço abordagens teóricas sobre a história da educação dos surdos, bem como o direito das pessoas com necessidades especiais à educação, trazendo à tona a realidade do aluno surdo na prática da educação inclusiva. A partir dessa abordagem, trago um relato de experiência por mim vivenciada em uma escola inclusiva de Belém, na qual tive a oportunidade de observar o cotidiano de três alunos surdos na prática da educação inclusiva. Os estudos através deste trabalho evidenciam que ao receber um aluno surdo, a escola precisa assumir um ambiente que garanta o respeito às diferenças lingüísticas desse aluno, para isso, precisa não apenas de professores especializados, ou da presença de um intérprete em sala de aula, mas precisa assumir a importância de se trabalhar a aquisição da linguagem do aluno surdo na língua de sinais: a LIBRAS, respeitando-a como a língua materna e natural dos surdos, para isso, se faz necessária a participação de professores bilíngües, professores surdos e da comunidade surda. E dentro desta perspectiva, as escolas que assumem uma filosofia de educação bilíngüe se demonstram como uma alternativa melhor para garantir esse espaço
Abstract: Accordingto IBGE estimates, amongthe 207 millionBrazilianinhabitants, 5.1% are hearingimpairedand1 million are youngerthan 19 yearsold. Butofthese 1 millionyoungstersanddeafchildren, howmanyhavehadtheopportunitynotonlyto go toschoolbutalsotohaveaneducational background thatrespectstheirspecificities?Thisstudyseekstoidentifywhicheducationalfactorsh avemadetheeducational background ofdeafpeople in Braziltobechallenging in regular schoolsthatadopttheproposalof inclusive education. In ordertohighlightthesechallenges, I make theoretical approaches onthehistoryofdeafeducation, as well as therightofpeoplewithspecialneedstoeducation, bringingto light the reality ofthedeafstudent in thepracticeof inclusive education. Basedonthese approaches, I bringanaccountofexperiencethat I experiencedatan inclusive school in Belém, where I hadtheopportunityto observe thedailylivesofthreedeafstudents in thepracticeof inclusive education.The studiesthroughthisworkevidencethatwhenreceiving a deafstudent, theschoolneedsto assume anenvironmentthatensuresrespect for thelinguisticdifferencesofthisstudent, for this, neednotonlyspecializedteachers, orthepresenceofaninterpreter in theclassroom, but it isnecessaryto assume theimportanceofworkingtoacquirethelanguageofthedeafstudent in signlanguage: LIBRAS, respecting it as thenativelanguageofthedeaf, and for this, theparticipationofbilingualteachers, deafandofthedeafcommunity. Andfromthis perspective, schoolsthat assume a philosophyofbilingualeducationdemonstratethemselves as a betteralternativetoguaranteethisspace.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Educação de surdos
Educação inclusiva
Educação bilíngue
Deaf education
Inclusive education
Bilingual education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosFormacaoEducacional.pdf793,34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons