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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Informação ambiental e educação ambiental: a inserção do bibliotecário nesse contexto
metadata.dc.creator: SILVA, Mayco Klebersson Menezes da
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Diego Bil Silva
Issue Date: 18-Dec-2016
Citation: SILVA, Mayco Klebersson Menezes da. Informação ambiental e educação ambiental: a inserção do bibliotecário nesse contexto. Orientador: Diego Bil Barros. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/32. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Indica a importância do bibliotecário frente às questões ambientais com foco na Informação Ambiental (IA) e Educação Ambiental (EA) diante de seus respectivos contextos histórico até a atualidade de forma histórica e conceitual. Descreve cronologicamente os debates ambientais em difusos níveis, como: realização de conferências ambientais, cúpulas ambientais, outorga de normas, decretos e leis. Explana o papel do bibliotecário desde o surgimento da profissão em um contexto global e brasileiro com a temática da visão antiga e atual desse profissional, chegando ao debate da atuação do bibliotecário frente às questões socioambientais. Metodologicamente, a monografia se deu de forma exploratória com vista a construir hipóteses a partir de problemas levantados; bibliográfica por ser elaborado a partir de materiais já publicados, como livros, teses, artigos científicos, e; qualitativa, por não adotar dados estatísticos em seu escopo teórico e sim descrever um problema com objetivo de compreender o processo de mudança social. Os resultados concluídos indicam à responsabilidade social que o bibliotecário tem na atuação frente ao meio ambiente e na conscientização dos atores sociais no processo de tomadores de opinião diante a disponibilidade da IA e a na educação continuada da EA.
Abstract: Indicates the importance of the librarian to confront the issues with focus of life-long learning of Environmental Information (EI) and Environmental Education (EE) in the face of their respective context historically until the present time in a historic and conceptual manner. Describe chronologically the environmental discussions in diffuse degrees such as: holding of conferences on environmental, the environmental dome, granting rules, decrees and laws. Explains the function of the librarian since the emergence of the profession in a Brazilian and overall context with the past and current vision theme of this professional, reaching in a discussion of the the librarian performance in the face of socio environmental issues. Methodologically the monograph has been elabored though the exploratory research, aiming to build hypotheses from problems raised; bibliographic due to be made from already published material, such as: books, theses and scientific articles and; Qualitative approach du te not choose to adopt the statistical information in it's own theoretical scope but describing a problem with the purpose to understand the process of social change. The concluded results indicate the social responsibility which the librarian possess in his performance in face of the environment and the social awareness mobilizations and in the process of opinion leaders before the availability to the EI and the continued education of EE.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Bibliotecários
Informação ambiental
Desenvolvimento sustentável
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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