Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3196
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As contribuições das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no trabalho do coordenador pedagógico
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Hérica de Fátima Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9503-9175
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: MONTEIRO, Hérica de Fátima Carvalho. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no trabalho do coordenador pedagógico. Orientadora: Maria do Socorro Carneiro de Lima. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3196. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Levando-se em conta, os avanços das tecnologias da informação e comunicação e as particularidades do trabalho do coordenador pedagógico, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), como ferramenta pedagógica no trabalho do coordenador pedagógico. Trata-se de um artigo de revisão de bibliográfica que tem como autores de referência Moran (2014), Pinto (2013) e Veloso (2011). Por se tratar de uma revisão de bibliográfica, optou-se por refletir descritivamente o que cada autor se posiciona em relação ao tema, apresentando de forma sucinta as atribuições e funções do coordenador pedagógico; O que são as tecnologias da informação e comunicação e como compreende-las; A relevância das TICs para o trabalho pedagógico. Conclui-se que é imprescindível a inserção das tecnologias da informação e comunicação como recursos facilitadores no trabalho do coordenador pedagógico.
Abstract: Taking into account the advances in information and communication technologies and the particularities of the work of the pedagogical coordinator, this article aims to reflect on the use of information and communication technologies (ICT) as a pedagogical tool in the work of the coordinator pedagogical. It is a bibliographical review article that has as reference authors Moran (2014), Pinto (2013) and Veloso (2011). Because it is a bibliographical review, it was chosen to reflect descriptively what each author stands in relation to the subject, presenting succinctly the attributions and functions of the pedagogical coordinator; What are information and communication technologies and how do you understand them? The relevance of ICT for pedagogical work. It is concluded that it is essential to insert information and communication technologies as facilitating resources in the work of the pedagogical coordinator.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Coordenação pedagógica
Tecnologia da informação e comunicação(TICs)
Pedagogical coordination
Communication technology (ICT)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContribuicoesTecnologiasInformacao.pdf541,29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons