Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3194
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação ambiental na formação cidadã: aspectos históricos e pontuais
metadata.dc.creator: SANTOS, Maria Tânia Costa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Sônia Maria Maia
Issue Date: 4-Oct-2018
Citation: SANTOS, Maria Tânia Costa dos. Educação ambiental na formação cidadã: aspectos históricos e pontuais. Orientadora: Sônia Maria Maia Oliveira. 2020. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3194. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nesta análise bibliográfica, a razão maior para o emblemático tema sobre Educação Ambiental revela que a formação cidadã procura uma identificação a originar a consciência ambiental, cujos objetivos são transformar o sujeito em um ser ético e cidadão em espaços formais e longe dos muros escolares, removendo atitudes antiéticas e anticidadãs ofensivas ao meio ambiente, transferindo as nocividades do sujeito em cidadania para si e para outros seres humanos. A fomentação na EA é globalizada e transversal por estar no interior de cada mente; estando nessa, apoiados os objetivos que principiam este trabalho, como objeto a ser pesquisado em um ambiente onde o homem tem influído em um processo desarmônico. Os arranjos desta obra foram sustentados em um pilar teórico espesso pela qualidade de suas contribuições. As correntes que defendo e considero precisas dão essencialidade a esta pesquisa; em um papel de parede com bordas subjetivamente reflexivas e que simultaneamente recorrem a uma imediata sensibilização e afeto para com a vida; além do compreendimento da educação que se descreve como prática educativa na perspectiva da cidadania; como resultado esperado nos direitos e nas obrigações que se devem ter para com o sistema. E pôr em exercício as observâncias existentes no direcionamento que nos foi regulamentado, libertar-nosá, por hora, de nossas opressões incutidas historicamente; porque depende de uma ação conjunta para cuidar solenemente de uma formatura que se procriará em uma geração responsável por rebocar a formação social, pessoal, econômica, política, cultural, ecológica, ética etc., como dimensão da cultura da educação.
Abstract: In this bibliographic analysis, the main reason for the emblematic theme on Environmental Education reveals that the citizen training seeks identification to originate environmental awareness, whose objectives are to transform the subject into an ethical and citizen being in formal spaces and away from school walls, removing unethical and anti-citizen attitudes offensive to the environment, transferring the harmfulness of the subject into citizenship for himself and for other human beings. Fostering in EE is globalized and transversal because it is within each mind; being in this, supported the objectives that begin this work, like object to be researched in an environment where the man has influenced in a disharmonic process. The arrangements of this work were sustained in a theoretical pillar ranked by the quality of its contributions. The currents that I defend and consider precise give essentiality to this research; in a wallpaper with subjectively reflective edges and simultaneously appealing to an immediate sensitization and affection towards life; besides the understanding of education that is described as educational practice in the perspective of citizenship; as an expected result in the rights and obligations to be borne by the system. And to put into practice the observances existing in the direction that has been regulated, will free us, by the hour, from our historically instilled oppressions; because it depends on a joint action to solemnly take care of a graduation that will breed in a generation responsible for bringing social, personal, economic, political, cultural, ecological, ethical, etc. formation as a dimension of the culture of education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Educação
Educação ambiental
Formação cidadã
Meio ambiente
Education
Environmental education
Environment
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoAmbientalFormacao.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons