Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3193
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Atuação da coordenação pedagógica junto aos professores da sala de recursos multifuncionais (SRM) da escola Presidente Costa e Silva: um relato de experiência
metadata.dc.creator: SILVA, Claudete Sales da
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Fabrício Aarão Freire
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4753-2560
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: SILVA, Claudete Sales da. Atuação da coordenação pedagógica junto aos professores da sala de recursos multifuncionais (SRM) da escola Presidente Costa e Silva: um relato de experiência. Orientador: Fabrício Aarão Freire Carvalho. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3193. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender o papel e a importância da coordenação pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a partir de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva no ambiente escolar, bem como identificar as ações desenvolvidas pela coordenação pedagógica, junto aos docentes da sala de recursos multifuncionais (SRM), que visam à inclusão de alunos com deficiência da Escola Presidente Costa e Silva. A fim de obter dados que servissem como aporte, foi conduzida uma pesquisa e intervenção, que resultou neste relato de experiência, fruto de uma experiência vivida pela autora na condição de bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na referida escola, onde houve o acompanhamento das ações da coordenação pedagógica e das professoras da sala de recursos multifuncionais (SRM). Sendo assim, de acordo com a literatura da área e com período de observação na Escola Costa e Silva, os resultados mostraram que o papel da coordenação pedagógica e a sua importância para o desenvolvimento de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva está em proporcionar um ambiente de aprendizado pautado na formulação de intervenções pedagógicas que valorizem o respeito e incentivem a desconstrução de preconceitos. Por fim o relato mostrou que há na referida escola o desenvolvimento de ações formativas aos professores e alunos sobre a temática da inclusão, como oficinas e palestras, mas que por conta de fatores diversos, internos e externos, estas ainda são pequenas ações, deixando claro que para promover a inclusão nas escolas não basta apenas formular formações ou executar reformas, mas envolve um conjunto de ações e fatores, individuais e coletivos, que influenciam neste processo, e sem o devido apoio governamental e da sociedade não há como desenvolver plenamente um trabalho de inclusão.
Abstract: The purpose of this study is to understand the role and importance of pedagogical coordination in the teaching-learning process, from a work within an inclusive perspective in the school environment, as well as to identify the actions developed by the pedagogical coordination, together with the classroom teachers of multifunctional resources (SRM), aimed at the inclusion of students with disabilities at the Presidente Costa e Silva School. In order to obtain data that would serve as input, a research and intervention was conducted, which resulted in this experience report, the result of an experience lived by the author as a scholarship holder of the Institutional Program for Initiation to Teaching (PIBID) school, where the actions of the pedagogical coordination and the teachers of the multifunctional resource room (SRM) were monitored. Thus, according to the literature of the area and with observation period at the Costa e Silva School, the results showed that the role of pedagogical coordination and its importance for the development of a work within an inclusive perspective is to provide an environment of learning based on the formulation of pedagogical interventions that value respect and encourage the deconstruction of prejudices. Finally, the report showed that there is in the said school the development of training actions to teachers and students on the theme of inclusion, such as workshops and lectures, but that due to diverse factors, internal and external, these are still small actions, making clear that in order to promote inclusion in schools, it is not enough to formulate formations or carry out reforms, but it involves a set of actions and factors, individual and collective, that influence in this process, and without proper governmental and social support there is no way to fully develop a work of inclusion.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Coordenação pedagógica
Inclusão
Pedagogical coordination
Inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtuacaoCoordenacaoPedagogica.pdf390,29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons