Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3192
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Meu processo formativo: narrativas e reflexões de uma futura educadora
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Luciane Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: BARRETO, Edna Abreu
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9638-1463
Issue Date: 12-Dec-2018
Citation: PINHEIRO, Luciane Gonçalves. Meu processo formativo: narrativas e reflexões de uma futura educadora. Orientadora: Edna Abreu Barreto. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3192. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente Memorial aborda sobre meu processo formativo, desde a educação básica até a Graduação no Curso de Pedagogia, identificando, ao longo deste processo, o momento em que ocorreu a escolha pela profissão docente. Este Memorial constitui-se como uma narrativa reflexiva do meu processo educativo, destacando os momentos que ficaram registrados na memória de maneira positiva ou não. Possui, como ponto de partida, o processo de construção da leitura e escrita no Ensino Fundamental, seguindo com as considerações acerca do Ensino Médio até a Graduação, ressaltando quais foram as perspectivas advindas junto ao conhecimento teórico sobre a educação e a arte de ensinar. Concluo fazendo breve ressalva sobre o que foi apresentado, e exponho as minhas pretensões para o futuro como docente.
Abstract: The present Memorial deals with my formative process from basic education to graduation in the pedagogy course, identifying throughout this process the moment occurred to the choice by the teaching profession. This memorial constitutes a reflective narrative of my educational process, highlighting the moments that were recorded in memory in a positive way or not. Taking as a starting point the process of construction of reading and writing in elementary school, following with the considerations about high school through graduation, highlighting the perspectives coming from the theoretical knowledge about education and the art of teaching. I conclude by making a brief reservation on what has been presented, and set out my pretensions for the future as a teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Memorial
Processo formativo
Educação básica
Docência
Formative process
Elementary Education
Teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProcessoFormativoNarrativas.pdf500,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons