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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A autonomia de bebês na creche
metadata.dc.creator: PINTO, Thayse Wanzeler
metadata.dc.contributor.advisor1: BAHIA, Celi da Costa Silva
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3104-2647
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: PINTO, Thayse Wanzeler. A autonomia de bebês na creche. Orientadora: Celi da Costa Silva Bahia. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3187 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo busca mostrar os estudos e reflexões sobre as contribuições da Abordagem Pikler para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, que favoreçam o desenvolvimento autônomo das crianças pequenas. Essa abordagem está baseada na compreensão do bebê enquanto sujeito social ativo, e na sua atuação em espaços com os materiais e ambientes coletivos, nas interações com os outros e adultos. O texto possui o objetivo de apresentar os princípios que englobam a abordagem e compreender como a autonomia é desenvolvida na abordagem Pikler. Para tanto, recorri a obras de Emmi Pikler, de suas colaboradoras Judith Falk e Anna Tardos, e de estudiosos de Pikler, como Paulo Fochi e Agnés Szanto-Feder. Esse estudo é de caráter bibliográfico. Inicialmente fiz um levantamento de textos que discutem o desenvolvimento da autonomia em bebês, a partir desse estudo e compreensão da abordagem optou-se por aprofundar apenas as ideias de Emmi Pikler, acerca dos princípios da abordagem de modo a compreender como se dá a construção da autonomia em bebês. A pesquisa realizada permitiu concluir o quanto o professor é importante nesse processo de formação e desenvolvimento, e que ele é um sujeito competente que necessita vivenciar a liberdade de movimentos, para isso é essencial que o ambiente coletivo seja organizado para eles terem segurança em seus movimentos, e momentos de cuidados corporais, que são importantes nessa etapa de desenvolvimento da autonomia.
Abstract: This article seeks to deepen the studies and reflections on the contributions of the Pikler Approach to the development of pedagogical practices that favor the autonomous development of the young children. This approach is based on the understanding of the baby as an active social subject, and on its role in spaces with the materials and collective environments, in interactions with others and adults. The text aims to know how to work the autonomy of the baby in day care, the light of Emmi Pikler and present the principles that encompass the approach. To do so, I used works by Emmi Pikler, his collaborators Judith Falk and Anna Tardos, and by scholars of Pikler, such as Paulo Fochi and Agnes Szanto-Feder. This study is of bibliographic character. Initially I made a broad leap that discuss the development of autonomy in infants, from this study and understanding the approach was chosen to deepen only the ideas of Emmi Pikler, about the principles of the approach in order to understand how to build the autonomy in babies. The research concluded that the teacher is a great partner in this process of development of the baby, and that he is a competent subject that needs to experience freedom of movement, it is essential that the collective environment is organized for babies to have safety in their movements, and moments of bodily care are important to them in this stage of autonomy development.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Formação docente
práticas docentes
bebês
Teacher training
Teaching practice
babies
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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