Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3186
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O livro didático como recurso pedagógico na educação infantil
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Glenda Glycia Paz
metadata.dc.contributor.advisor1: FERNANDES, Zenilda Botti
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0835-8069
Issue Date: 7-Aug-2018
Citation: RODRIGUES, Glenda Glycia Paz. O livro didático como recurso pedagógico na educação infantil. Orientadora: Zenilda Botti Fernandes. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3186. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema o uso do livro didático como recurso pedagógico na educação infantil, ressaltando a história da educação infantil, o uso do livro como recurso pedagógico e a autonomia do docente, bem como relatar as experiências vivenciadas pelas professoras na Educação Infantil em uma unidade escolar de rede privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo, fundamentada em autores como: Piaget (1971), Ariés (1986), Vygotsky (1989), Kramer (1994), Freire (1996), Crayde e Kaercher (2002), Alcântara (2008), Soares (2009), Oliveira (2010) e Del Priore (2013). Por meio das entrevistas estas professoras opinaram sobre os critérios utilizados para a utilização do livro didático na educação infantil, as formas de utilização do livro didático na educação infantil e responderam também acerca das implicações que ocorrem no que diz respeito a sua autonomia. Percebe-se que a utilização do livro didático possui grande relevância em sala de aula, principalmente se os professores o utilizarem como um apoio para suas práticas didático-pedagógicas, complementado por outros recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para possibilitar o acesso a outras fontes de conhecimento sem a centralização no livro didático.
Abstract: The present work has os its theme the use of the didactic book as a pedagogical resource in early childhood education, emphasizing the history of early childhood education, the use of the book as a pedagogical resource and the autonomy of the teacher, as well as to report the experiences experienced by the teachers in Early Childhood Education in a private network school unit. It is a qualitative research in the bibliographic and field modalities, based on authors such as Piaget (1971), Ariés (1986), Vygotsky (1989), Kramer (1994), Freire (1996), Crayde and Kaercher, Alcântara (2008), Soares (2009), Oliveira (2010) and Del Priore (2013). Through the interviews these teachers expressed their opinion on the criteria used for the use of textbooks in early childhood education, the ways in which textbooks were used in early childhood education, and also answered the implications of their autonomy. It is noticed that the use of the textbook has great relevance in the classroom, especially if the teachers use it as a support for their didactic-pedagogical practices, complemented by other didactic resources in the process of teaching and learning of the students, to enable the access to other sources of knowledge without centralization in the textbook.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Educação infantil
Livro didático
Autonomia docente
Early childhood education
Textbook
Teaching autonomy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED
Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LivroDidaticoRecurso.pdf502,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons