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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente escolar: dilemas diariamente enfrentados pelos profissionais da educação
metadata.dc.creator: SILVA, Marcia Cristina da
metadata.dc.contributor.advisor1: PINTO, Maria Celia Barros Virgolino
Issue Date: 11-Jan-2019
Citation: SILVA, Marcia Cristina da. Preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente escolar: dilemas diariamente enfrentados pelos profissionais da educação. Orientadora: Maria Celia Barros Virgolino Pinto. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3185. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo discute o preconceito e a discriminação étnico-racial no ambiente escolar, objetivando compreender como as escolas e seus docentes se preparam para o enfrentamento dessa problemática em sala de aula no ensino fundamental. Busca-se compreender as raízes discriminatórias historicamente, a fim de vislumbrar como se desenvolveu o preconceito étnicoracial na sociedade e seus reflexos na escola, assim como as consequências físicas e psicológicas para quem sofre esse tipo de violência. Traz-se ainda uma reflexão sobre a Lei 10.639/03 e as principais dificuldades encaradas pelos docentes para sua implantação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais em Educação e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Como ajustar o currículo mediante a essas desigualdades raciais?
Abstract: This article discusses prejudice, and ethnic-racial discrimination in the school environment, aiming to understand how schools and their teachers prepare to face discrimination in the classroom in elementary school. We seek to understand the discriminatory roots historically in order to glimpse how ethnic racial prejudice has developed in society and its reflections in school, as well as the physical and psychological consequences for those who suffer this type of violence. We also reflect on Law 10.639 and the main difficulties faced by teachers in their implementation, in accordance with the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations in Education and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. How to adjust the curriculum through these racial inequalities?
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Keywords: Currículo escolar
Preconceito
Discriminação racial
School curriculum
Preconception
Racial discrimination
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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