Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3179
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Revisitando e ressignificando produções acadêmica sobre pedagogia hospitalar no âmbito da Universidade Federal do Pará
metadata.dc.creator: PEREIRA, Renata Kelly Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Maria Ludetana
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3440-8963
Issue Date: 17-Dec-2018
Citation: PEREIRA, Renata Kelly Ribeiro. Revisitando e ressignificando produções acadêmica sobre pedagogia hospitalar no âmbito da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Maria Ludetana Araújo. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3179. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é resultado de revisitações bibliográficas com enfoque na área da Pedagogia Hospitalar, na qual busca compreender, analisar e estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso pertencentes à Faculdade de Educação na Universidade Federal do Pará. A pesquisa orientou-se pelas obras de conclusão de curso que trabalhavam a temática da Pedagogia em ambientes hospitalares, com o propósito de ressignificar os estudos sobre o assunto, revisitando e analisando as Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados e defendidos no Instituto de Ciências de Educação - ICED, ou seja, fazendo uma busca e revisão do tema proposto a respeito de uma perspectiva de discussão das novas visões de ensino sobre a educação hospitalar. Investigando assim, a importância do ensino fora dos âmbitos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da área, assim, possibilitando uma pesquisa descritiva e investigativa sobre a Educação em ambientes não-escolares e as suas possibilidades de ensino, considerando a construção histórica da PH através das legislações, as diferentes roupagens sobre as nomenclaturas que envolvem a temática, além de revisitar as obras de TCCs do curso e assim ressignificando as mesmas para melhor envolvimento da pesquisa sobre Pedagogia Hospitalar.
Abstract: The present research is the result of bibliographical revisions focusing on the area of Pedagogy Hospital, in which it seeks to understand, analyze and study the Course Completion Works belonging to the Faculty of Education at the Universidade Federal do Pará. The research was guided by the works of conclusion of course that worked on the subject of Pedagogy in hospital environments, with the purpose of resignifying the studies on the subject, revisiting and analyzing the Monographs and Works of Conclusion of Course presented and defended in the “Instituto de Ciências da Educação” - ICED, that is, doing a search and revision of the proposed theme regarding a perspective of discussion of the new visions of teaching about the hospital education. Thus investigating the importance of teaching outside the educational environments and the pedagogical practices developed by the professionals of the area, thus enabling a descriptive and investigative research on Education in non-school environments and their possibilities of teaching, considering the historical construction of PH through the legislations, the different nomenclatures that surround the theme, besides revisiting the works of TCC of the course and thus resignifying the same ones to better involve the research on Hospital Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Pedagogia Hospitalar
Educação
Hospital Pedagogy
Education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiversificacaoFormasOferta.pdf699,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons