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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A diversificação nas formas de oferta do ensino médio no Estado do Pará: análise das Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana
metadata.dc.creator: COELHO, Sandy Caroline Seabra
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: COELHO, Sandy Caroline Seabra. A diversificação nas formas de oferta do ensino médio no Estado do Pará: análise das Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana. Orientador: Ronaldo Marcos de Lima Araujo. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3178. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as diferentes formas de oferta do ensino médio paraense, especificamente, nas Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana, e a reprodução das desigualdades socioeconômicas. Como procedimento metodológico se elegeu a revisão bibliográfica e documental e ainda o levantamento e análise de dados estatísticos. Os resultados revelam que há aproximadamente nove formas de ofertar o ensino médio no estado, esse número pode aumentar se considerarmos algumas variáveis como turno e localidade. Consideramos que as diferentes formas de oferta do ensino médio, ao mesmo tempo em que podem revelar possibilidades de diversificação, também podem apresentar limites no que se refere ao aumento das desigualdades escolares, pois, no contexto da sociedade dividida em classes sociais há a tendência de promover hierarquização entre as diferentes escolas, especificamente, na rede pública de ensino. Os dados coletados são um retrato parcial do contexto das escolas de ensino médio paraense e não explicam todas as contradições vinculadas a esse ensino, porém eles expressam números atuais, apontando índices acentuados de desigualdades educacionais produzidas pelas desigualdades sociais
Abstract: This study aims to analyze the different forms of provision of secondary education in paraense, specifically in the Integration Regions of Marajó and Metropolitan, and the reproduction of socioeconomic inequalities. As a methodological procedure, the bibliographical and documentary review was chosen, as well as the collection and analysis of statistical data. The results show that there are approximately nine ways to offer high school in the state, this number may increase if we consider some variables such as shift and location. We consider that the different forms of access to secondary education, at the same time as they can reveal possibilities of diversification, may also present limits on increasing school inequalities, because in the context of society divided into social classes there is a tendency to promote hierarchization among the different schools, specifically in the public school system. The data collected are a partial picture of the context of the high schools of paraense and do not explain all the contradictions associated with this teaching, but they express current numbers, pointing to marked indices of educational inequalities produced by social inequalities.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Keywords: Desigualdades
Ensino médio
Indicadores Educacionais
Inequalities
High school
Educational Indicators
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

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